O mutirão concentrou-se em três locais, como na Praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, na Praça Coração de Maria, na Vila Tibério e na Praça Central em Bonfim Paulista.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
CAMPANHA HUMANITÁRIA PARA O RIO DE JANEIRO
O mutirão concentrou-se em três locais, como na Praça Rômulo Morandi, nos Campos Elíseos, na Praça Coração de Maria, na Vila Tibério e na Praça Central em Bonfim Paulista.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
CAMPANHA DE AJUDA HUMANITÁRIA AO RIO DE JANEIRO
O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto e Guarda Civil Municipal estarão neste domingo, dia 18, no Parque Tom Jobim arrecadando produtos de primeira necessidade para as vítimas das fortes chuvas na cidade de Niterói. A ideia é aproveitar o dia especial de pescaria, quando a população poderá comparecer ao parque, para a pesca com vara.
As arrecadações reforçarão uma campanha de ajuda humanitária às vítimas das chuvas em Niterói, lançada pelo Fundo Social esta semana e que vai até o dia 24 de abril de 2010. Entre os produtos que poderão ser arrecadados estão fraldas (infantil e geriátrica), leite, produtos de higiene, limpeza, roupas e cobertores, que serão repassados à Defesa Civil de Niterói.
Para a presidente do Fundo Social, Mara Regina Canheo Pereira, é fundamental que as pessoas se mobilizem e contribuam com a campanha. “Todos se sensibilizam com a tragédia de pessoas que perderam suas casas e familiares. Por isso é importante nos unirmos para amenizar a dor destas pessoas”, afirma Mara.
Em parceria com o Fundo Social, participam da campanha algumas empresas privadas, Guarda Civil Municipal, Tiro de Guerra, Polícia Militar e Polícia Civil.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
2ª REUNIÃO DE COMANDANTES DAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS
Local: Centro Convivencia da Melhor Idade (Turcão I) - Monte Alto/SP
Horário: A partir das 14:00 horas
Comandante da GCM de Ibaté e GCM´s de Araraquara visitam a GCM de Ribeirão Preto
Projeto “Educando para a Vida” é retomado nas escolas municipais
A Guarda Civil Municipal, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Associação Nacional de Prevenção ao Uso de Drogas (ANPUAD), deu início nesta semana, dia 30 de março, ao projeto “Educando para a Vida”, nas escolas municipais: Dom Luiz do Amaral Mousinho (127 alunos), Alfeu Gasparini (227 alunos), Neuza Michelutti Marzola (90 alunos), Elisa Duboc Garcia (70 alunos) e João Gilberto Sampaio (70 alunos). No total, 584 alunos serão atendidos neste semestre.
O Programa “Educando para a Vida”, é voltado para alunos de 4ªs séries, visando à prevenção ao uso e abuso de drogas e da violência, tendo como prioridades a valorização do aluno, pais e professores, bem como realçar os valores humanos e sociais. Implantado pela Guarda Civil Municipal nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, no ano de 2003, o programa já atendeu 9.146 alunos, sendo realizado pelos Agentes de Prevenção - Guardas Municipais Fortuna, Mendes, Lino e Normando.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, as aulas acontecem uma vez por semana, nos períodos da manhã e tarde, em cada escola durante dois meses e motivando os alunos a terem valores sociais e familiares. “Também se estimula a autoestima, valorização de vínculos afetivos, valores éticos e convívio social. A meta é educar o aluno e torná-lo apto a identificar ações problemáticas; ampliando a capacidade de refletir e agir com autonomia, de acordo com a teoria cognitivista, somando esforços com as unidades escolares municipais na formação de cidadãos dignos”, completa André.
A Guarda Civil Municipal informa que as escolas municipais interessadas em receber o projeto “Educando para a Vida” devem fazer agendamento pelo telefone 36324747, falar com a Diretora Operacional, Lidiana.
domingo, 4 de abril de 2010
GCM-RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DE INAUGURAÇÃO DA BASE COMUNITÁRIA DA GCM DE BEBEDOURO
Domingo (28/3), às 9h30, o Comandante da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto André Tavares, participou de evento na cidade de Bebedouro, Distrito de Turvínia, quando foi inaugurada a Base Comunitária de Segurança da Guarda Civil Municipal, antiga reivindicação dos moradores. A base funcionará na Rua Isaías Homem de Mello, 20, a princípio, com um guarda para atender às ocorrências e atuar na segurança. Os moradores poderão procurar atendimento 24h. Uma viatura será disponibilizada exclusivamente para o distrito. O prefeito João Batista Bianchini, o Italiano, lembra que a implantação da base consta dos planos de segurança da administração.
DEFESA CIVIL EM AÇÃO
Uma ação emergencial acionou, na tarde desta sexta-feira, dia 12 de março, as equipes municipais, que saíram às ruas para realizar a limpeza geral da cidade após ocorrência de forte vendaval, que atingiu alguns pontos da cidade por volta das 16h40. O vento forte ocasionou a queda de várias árvores de médio e grande porte nos seguintes locais: avenida Nove de Julho e ruas Lafaiete, Arnaldo Victaliano, Alice Alem Saad e também na UBDS Castelo Branco.
FÓRUM SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS NA SEGURANÇA DO MUNICIPIO
LINO STRAMBI VISITA A GCM E PRESTIGIA A POSSE DOS NOVOS GCM´S
Na sequência o Sr Lino Strambi participou da solenidade de posse dos novos 23 GCM´s.
sábado, 3 de abril de 2010
23 novos Guardas Civis Municipais tomaram posse no dia 19 de março de 2010
Prefeita afirma que contratações visam demanda de trabalho na cidade em defesa ao patrimônio público e em benefício da população
Solenidade dá posse a 23 novos Guardas Civis Municipais. Contratações reforçam o efetivo
O Curso de Formação é mais uma etapa do processo de admissão em que os guardas são submetidos e tem a duração de três meses. A aula inaugural já foi iniciada nesta sexta-feira. O curso, ministrado por instrutores da Academia de Polícia do Estado de São Paulo, terá continuidade na sede da guarda municipal, sendo realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Conquistas da Guarda Civil Municipal - André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, afirmou que além desta primeira etapa de contratação, a Guarda já garantiu algumas conquistas neste primeiro ano de governo da prefeita Dárcy Vera, entre elas a qualificação do efetivo com cursos na Academia de Polícia Civil; a realização do patrulhamento com nova filosofia de trabalho, colocando o guarda em contato direto com a população; a implantação do patrulhamento ciclístico; reimplantação do patrulhamento motociclístico; implantação de monitoramento dentro das Distritais de Saúde e aumento do efetivo no local; instalação da rede Infoseg, assegurando aos guardas o direito de levantar informações sobre pessoas e veículos, com rapidez e eficiência, estrutura diferenciada, etc. “Ainda buscamos a aquisição de novas viaturas e equipamentos, bem como a implantação do plano de carreira e o reconhecimento da categoria”, finaliza André Tavares.
2ª Etapa - Reforço continua – Além da posse dos 23 guardas municipais, a atual administração já dá andamento a segunda etapa de processo seletivo em que serão contratados mais 27 a partir do mês de julho. Esta iniciativa confirma um dos compromissos assumidos pela prefeita Dárcy Vera junto à população. As provas do TAF – (Teste de Aptidão Física) foram realizadas em fevereiro e foram convocados os 151 candidatos remanescentes do concurso realizado em novembro de 2007. Os candidatos ainda participarão do exame psicológico e médico. No total, 50 novas contratações serão efetivadas neste governo.
Efetivo aumentará de 192 para 242 guardas municipais – A partir de julho, o quadro de guardas municipais, somará um efetivo de 242 guardas. A prefeita Dárcy Vera explica que a contratação acontece num momento oportuno quando a administração busca uma maior qualidade no trabalho em defesa do patrimônio público. “Além disso, com a contratação, ganha a categoria, que terá mais estrutura de trabalho, e a administração municipal, que poderá contar com mais segurança ao crescente número de prédios municipais, como postos de saúde, escolas municipais, secretarias, entre outros”, finaliza a prefeita.
A solenidade também contou com as presenças de Adilson Massei, coordenador do Núcleo de Ensino da Academia de Polícia; Walmir Eduardo Granucci, diretor do Deinter; Vanir Silveira Junior, delegado Seccional; José Gonçalves Neto, delegado de Polícia e instrutor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo; Lino Stramb, representando José Carlos Carvalho, presidente da ACI; Marco Antônio, secretário de Administração; Laerte Carlos Augusto, vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais; Édson Volpini, administrador Regional da Vila Virgínia, entre outros.
Ribeirão Preto participou da 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária
Conferência Municipal de Defesa Civil, realizada este ano em Ribeirão Preto, assegurou ao município o direito de representatividade em Brasília, na Conferência Nacional de Defesa Civil
A conferência visou avaliar a situação de Defesa Civil, traçar diretrizes de atuação e fortalecer a participação social. Em janeiro de 2010 Ribeirão Preto sediou 1ª Conferência Municipal de Defesa Civil, iniciativa que assegurou ao município o direito de representatividade em Brasília. cerca de 1.500 delegados, escolhidos durante as etapas municipais e estaduais.
O primeiro eixo “Desafios para a efetivação da defesa civil no século XXI: Estado, Sociedade, Clima, Desigualdade e Desenvolvimento” foi apresentado por Marcos Vinícius, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Airton Bodstein de Barros, da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O último painel abordou o tema “Mobilização e participação da sociedade na prevenção e no controle social sobre a efetivação da política pública de Defesa Civil”, com a participação de Márcio José Dertoni, da Petrobrás, e Cilene Victor da Silva, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.
O processo compreende uma mudança de atitude, ter acesso a recursos técnicos e materiais necessários, assim como assumir responsabilidades para levar a efeito atividades planejadas para a redução de riscos e desastres, e construir comunidades mais seguras. Segundo André Luiz Tavares, coordenador interino da Defesa Civil de Ribeirão Preto, a conferência trata de questões ligadas a conhecimentos técnicos em Defesa Civil, bem como medidas de prevenção e redução de desastres e catástrofes, além de difundir junto à comunidade um compromisso e consciência de construção de uma cultura de Defesa Civil, profissionalizando as ações desta área.
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DO IV ENCONTRO ANUAL DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal em Ribeirão Preto, a meta do encontro é ampliar o diálogo entre todos os indivíduos envolvidos com o tema, fomentando o debate plural e democrático, bem como a formulação de políticas públicas bem fundamentadas na área, baseadas no relato de experiências dos profissionais do setor.
André Tavares ainda afirma que o encontro direcionou os participantes a discutirem o papel dos municípios com relação à segurança pública. “Além disso, este evento promoveu um espaço nacional de diálogo que reuniu profissionais da academia, da sociedade civil e gestores para o debate de idéias, a troca de conhecimentos e a construção conjunta de novas práticas e propostas para o aprimoramento do setor da segurança pública no Brasil”, destaca Tavares.
“A Polícia Judiciária e as Questões Práticas no Âmbito das relações Étnico-raciais”
Reunião na Câmara Municipal teve por objetivo discutir as relações étnico-raciais no âmbito da Polícia Judiciária
Na tarde desta sexta-feira, dia 26 de março de 2010, o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Luiz Tavares, representou a prefeita Dárcy Vera, na reunião promovida pelo Centro de Direitos Humanos e Segurança Pública “Celso Vilhena Vieira”, da Academia de Polícia e com parceria da Coordenação de Políticas para População Negra e Indígena, Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Núcleo Regional de Ensino de Ribeirão Preto, que teve como tema: “A Polícia Judiciária e as Questões Práticas no Âmbito das relações Étnico-raciais”, ocorrida na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. O evento contou com a participação de delegados, membros do Conselho da Polícia e autoridades ligadas à área.
O projeto foi lançado pela Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Polícia Civil, em comemoração ao dia 21 de março, data em que se comemora o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, com o objetivo de promover reuniões na área para superação da discriminação e do racismo no Estado de São Paulo.
O anfitrião do evento, delegado e coordenador do Núcleo de Ensino da Polícia, Adilson Massei, falou sobre a necessidade de aprimoramento com relação à política de relações étnico-raciais e também a capacitação dos profissionais com relação a estas políticas.
Os componentes da mesa participaram de palestras abordando diversos temas relacionados à discriminação e etnias. A professora Elisa Lucas Rodrigues, presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra, disse que este é o momento de pararmos e refletirmos e fazer com que o Estado, o país faça uma adesão a este novo tempo de discutir e refletir sobre o tema. “Esta é uma forma de caminhar, para que nós tenhamos um olhar diferenciado por parte do poder público, especialmente com relação à segurança pública para com a população negra”, disse.
Para André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, reuniões como estas sempre acrescentam e esclarecem sobre o assunto. “Devemos sempre seguir o princípio do respeito à igualdade e a outras etnias. Reuniões como esta, sempre acrescentam informações para utilizarmos no dia- a -dia”, disse.
sexta-feira, 2 de abril de 2010
IV Seminário Internacional sobre Delinqüência Juvenil em Ribeirão Preto
Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=14018
Guarda Municipal de Ribeirão Preto participa de reunião dos Consegs
Na pauta da reunião foram discutidas principalmente medidas preventivas contra a violência. Segundo a diretora operacional da Guarda Municipal de Ribeirão Preto, Lidiana Standoro, a intenção do encontro foi sentir de perto os problemas vividos pela população e, através deste conhecimento, estudar soluções que possam ser colocadas em prática para o melhor desenvolvimento do trabalho da Guarda Municipal. “A interação tem o objetivo final de solucionar os problemas constatados com maior eficácia” afirma a diretora.
Com oito unidades localizadas nos bairros de Ribeirão Preto, o Conseg alia forças entre autoridades e sociedade civil, já que muitos dos problemas detectados são resolvidos juntamente a setores como Secretaria de Assistência Social e Fiscalização Geral.
GCM de Ribeirão Preto participou do Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas,
A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto (GCM-RP) esteve presente no curso através da participação do Comandante GCM André Tavares, GCM´s Lino, Normando, Fortuna e Mendes, os quais são agentes de prevenção credenciados pela Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas, mas que tiveram a oportunidade de ampliarem seus conhecimentos com as palestras dos agentes da Polícia Cívil, que demonstraram brilhantismo , profundo conhecimento e capacidade pedagógica para formar e capacitar agentes de prevenção ao uso de drogas.
ASSOCIAÇÃO CAPELANIA DAS GUARDAS MUNICIPAIS DO BRASIL - ACGMB
Enfim, a finalidade da Capelania é manter na Instituição um GCM com conhecimento da Bíblia, independente de religião, para levar aos demais companheiros o alimento espiritual e contribuir na integração entre os GCM´s, de forma a fortalecer a União da Corporação e prestar auxílio aos que porventura necessitarem.