Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PROGRAMA EDUVIS FORMA CENTENAS DE CRIANÇAS DOS NÚCLEOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

EduVIS - Programa Educacional forma 1.300 alunos dos Núcleos da Secretaria de Assistência Social com a meta de valorizar a vida, laços familiares, formação educacional e de caráter, para que os jovens tenham opção de vida longe das drogas e da criminalidade.
Solenidade enfatizou a importância da orientação desde a infância; apostila inédita do projeto, a ser usada no próximo ano, foi entregue à Secretária Maria Sodré
Na noite da última sexta-feira, 17dez10, o Theatro Pedro II sediou uma das mais importantes solenidades do ano: a formatura do Módulo I do EduVIS - Projeto Educacional - Educação, Valorização, Inclusão Social; idealizado pelos guardas civis municipais e agentes de cidadania, Lino Fonseca e Normando Celestino.
Logo às 19h, a Esplanada do Pedro II reuniu os formandos, que junto com os Corais: USP-RP Madrigal Revivis e Zênite e o Coral Infantil do Instituto Sai, receberam o público com o Hino do EduVIS (Cantar Alegre), e num só coro iniciaram a primeira atividade da noite.
Mais tarde, 14 alunos dos Núcleos Adelino Simioni, Adão do Carmo Leonel, Cynira Saud Said, Bonfim Paulista, Branca Salles, Caic, Estação do Alto, Horto Municipal, Jardim Marchesi, Maria Nilde Mascelanni, Marincek, Presidente Dutra, Vila Albertina e Vila Mariana, receberam os certificados representando cada turma que participou do Projeto, que estende as atividades com o segundo módulo, já a partir de janeiro próximo ano (2011).
Um vídeo mostrando as atividades socioeducativas foi apresentado durante a festa. Gestos e palavras demonstraram a gratidão das crianças pelos guardas municipais, admirados por elas, como amigos e mestres. “Obrigada por tudo e por nos ensinar que não devemos dar ouvidos à estranhos”, dizia uma delas na gravação.

Brindes sorteados

Na ocasião, representando a prefeita Dárcy Vera, a secretária de Assistência Social, Maria Sodré, falou da satisfação de contar com o EduVIS nos Núcleos e do comprometimento dos guardas municipais Lino e Normando. “Em nome das nossas crianças e adolescentes e da prefeita Dárcy Vera, quero parabenizar este trabalho idealizado por esses guardas municipais maravilhosos, preocupados em ensinar valores e cidadania às nossas crianças e jovens para que todos, sem exceção, sejam pessoas do bem. Quero agradecer também a todos os coordenadores e educadores dos Núcleos, que nos ajudam a fortalecer o trabalho socioeducativo, cultural e artístico junto a essas crianças que precisam do nosso apoio e da nossa orientação incessantemente”, afirmou Sodré. A secretária fez questão de mencionar nome por nome dos coordenadores e suas equipes, dos 14 núcleos que atendem crianças e adolescentes no contraturno escolar.
O superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares, lembrou da importância de dizer Não às Drogas e a toda forma de violência.
EduVIS - Projeto Educacional - Aplicado a mais de mil e trezentas crianças e adolescentes, no decorrer do ano, nos 14 Núcleos da Criança e do Adolescente ligados à Secretaria de Assistência Social, o projeto tem como meta valorizar a vida, educação em valores humanos, vida saudável para prevenir o uso de drogas e o ingresso de jovens no mundo do crime.
Idealizado e ministrado pelos guardas municipais Lino Fonseca e Normando Celestino, a ideia surgiu quando perceberam que orientar e prevenir é o caminho e a necessidade do grande número de crianças e adolescentes, principalmente na faixa etária de 7 a 17 anos.

Apresentação do Coral

O apoio dos parceiros ao Projeto, a entrega dos certificados e um sorteio de brindes abrilhantaram ainda mais o evento. Denise Jacometti, diretora da Escola Bauhaus e parceira do Eduvis, entregou a secretária Maria Sodré a nova apostila do projeto que será uma das ferramentas do curso no próximo ano.
O encerramento da solenidade ficou por conta do sorteio de brindes, entre eles, bicicletas, utensílios domésticos, celular, convites, DVD, Brinquedo, Cestas de Café da manhã. Mil bolas e livros infantis serão entregues às crianças dos Núcleos no período de volta às aulas.
Marcaram presenças na solenidade juntamente a secretária de Assistência Social Maria Sodré, Marília Borragini, diretora do Departamento de Proteção Social Básico da Semas; Cristina Consoli, coordenadora dos Núcleos, André Tavares, superintendente da Guarda Municipal, vereador André Luiz da Silva, os guardas civis idealizadores e aplicadores do EduVIS, Lino Fonseca e Normando Celestino, Denise Jacometti - Diretora da Escola Bauhaus Ribeirão Preto, e alguns dos parceiros/amigos, membros da equipe técnica do EduVIS - Projeto Educacional - Rony e Ricardo - Comandante e Guarda da cidade de Serrana, Dr. Paulo Pagnano - Médico, Isabel Cristina Rossi - Guarda Civil RP, Ana Cristina Chiachio - Pedagoga, Professor Doutor Sergio Kodato - USP-RP, Alexandre Pastova - Guarda Civil RP, Laura da Silva - aluna amiga que acompanha o Projeto desde o início, Sr. Carlos dos Correios e nosso amigo Pedro.
Parceiros do projeto – Vivo, MZ Ciclos, Bike Center, Ciclo Independência, Abduch Brinquedos, Riber Festa, Premier Music, Francói Presentes, Escola Bauhaus, Ipanema Clube, EURP – Escola de Ultrassonografia de Ribeirão Preto, Instituto do Livro

Superintendente GCM André Tavares

Secretaria de Assistência Social Maria Sodré

GCM LINO

GCM NORMANDO

Um comentário:

  1. Este é o melhor projeto educacional de prevenção ao uso e abuso de drogas de ribeirão preto.

    ResponderExcluir