Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Comandante GCM André Tavares concluiu o Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG

Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
(Da esquerda p/ direita:Leonardo, Lemos, Cunali, André Tavares, Rafael e Menta)
No dia 17 de dezembro de 2010 o Comandante da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto André Tavares concluiu o Curso da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG e com os demais estagiários de seu grupo (Rafael, Lemos, Cunali, Menta e Leonardo) apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, com o tema Segurança e Desenvolvimento Urbano.

Curso de Estudos de Política e Estratégia
A ADESG, no seu estatuto, prevê a realização em suas Delegacias e Representações, do Curso de Estudos de Política e Estratégia (CEPE).
O período de realização atual é anual, e tem o apoio docente dos integrantes do Corpo de Conferencistas Especiais da Escola Superior de Guerra (ESG) e dos palestrantes credenciados pela ESG para atendimento aos CEPE. Até 2006, mais de 76.000 brasileiros, distribuídos pelas Delegacias e Representações da ADESG em vários Estados brasileiros, concluíram o CEPE, passando a integrar a família de associados Adesguianos.
Objetivo
Preparar cidadãos brasileiros para pensar e colaborar com suas ações na obtenção de soluções viáveis para os problemas brasileiros, com enfoque prioritário sobre a sua comunidade regional.
Duração
O CEPE é realizado atualmente uma vez por ano, e tem a duração aproximada de 05 meses, com uma carga horária total de 250 horas.
A metodologia de ensino
A organização do curso e seu conteúdo programático seguem rigorosamente, as orientações emanadas pela ESG.
O CEPE é desenvolvido através da apresentação aos estagiários, de palestras e conferências com o objetivo de transmitir o embasamento teórico necessário para o aprendizado e aplicação do método de planejamento político e estratégico utilizado pela ESG. Ao final de cada apresentação, os estagiários podem participar do debate; o qual é o momento especial para a eliminação das dúvidas e obtenção de informações complementares que possibilitem o perfeito entendimento do tema focalizado.
Com o objetivo de consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos são realizados durante o curso, dois trabalhos de grupos denominados de: Trabalho de Grupo 1 (TG1), e o Trabalho de Grupo 2 (TG2).
Com a finalidade de coletar de dados para reflexões individuais e discussões de grupos, os estagiários participam de visitas técnicas, e quando possível, em roteiro mais prolongado caracterizado como viagem de estudos, com destino previamente selecionado no universo das Organizações e Instituições Federais, Estaduais e Municipais, e Empresas privadas e estatais que forem consideradas como relevantes e disponíveis, nos diversos setores de serviços e/ou produção.
O conteúdo programático
O CEPE foi desenvolvido para difundir os conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança Nacional e Desenvolvimento Nacional, observando os métodos de trabalho e os estudos da ESG.Algumas das premissas básicas da ESG, como orientação para o CEPE:
Difundir os Fundamentos Axiológicos da Escola Superior de Guerra, cuja fundamentação apóia-se no homem, considerado como pessoa dotada de consciência e de liberdade, que enumera valores permanentes e transitórios, cujo destino se restringe à procura do bem-estar social, através da satisfação de suas potencialidades nos planos físico, cultural, moral e religioso.
Contribuir para o aperfeiçoamento das comunidades regionais brasileiras, mediante a pesquisa e o debate de opções político-estratégicas democráticas que possam servir como subsídios para a solução dos problemas nacionais, caracterizando como fatores catalisadores para essas ações, o patriotismo, o civismo, os valores éticos, morais e espirituais da nacionalidade brasileira.
O CEPE tem seu conteúdo programático aplicado durante um período de 04 meses, divididos nas seguintes fases de estudos:
FASE PREPARATÓRIA com duração aproximada de 03 semanas tem a finalidade de apresentar aos estagiários:
As Instruções Gerais sobre o funcionamento do CEPE em suas diversas fases e atividades programadas;
A estruturação básica e funcionamento do Sistema ESG/ADESG; e
Os elementos teóricos necessários para o entendimento e assimilação do conteúdo da Fase Fundamental.
FASE FUNDAMENTAL com duração aproximada de 05 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários os seguintes elementos didáticos que compõem o Planejamento Estratégico da ESG:
Fundamentos Axiológicos e Objetivos Nacionais
Poder Nacional e suas Expressões
Política Nacional
Estratégia Nacional
Desenvolvimento Nacional
Segurança e Defesa Nacionais
Inteligência Estratégia para a Segurança e Defesa Nacional
Logística e Mobilização para a Segurança e Defesa Nacional
Bases Teóricas de Planejamento
Método de Planejamento
FASE CONJUNTURAL com duração aproximada de 10 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários, conferências sobre temas relevantes da conjuntura, selecionados para apreciação e análise dos ambientes municipal, regional, nacional e internacional.
Além da participação nas fases de estudos apresentadas, os estagiários são divididos em grupos, ao final da Fase Fundamental, para a realização dos Trabalhos de Grupos (TG) que se desenvolvem até o final do Curso.
Trabalho de Grupo 1 (TG1), que visa propiciar aos estagiários a consolidação dos ensinamentos axiológicos estudados;
Trabalho de Grupo 2 (TG2), que representa o Trabalho de Conclusão do Curso, sendo um documento com formatação normativa acadêmica, no qual o grupo de estagiários tem a oportunidade de oferecer sua contribuição à comunidade regional, por meio da elaboração de uma pesquisa científica, que tem como objetivo definir as políticas e estratégias necessárias à solução de uma problemática conjuntural, definida como tema para esse trabalho. A participação nominal e efetiva do estagiário no desenvolvimento desse Trabalho de Grupo constitui um dos requisitos para obtenção do Certificado de Conclusão do CEPE.
Requisitos para os candidatos
Curso Superior completo ou em desenvolvimento; ou
Pertencer ao quadro de Oficiais das Forças Armadas ou Forças Auxiliares; ou
Ser Empresário registrado; e Ser aprovado no processo de seleção que inclui uma entrevista pessoal.
O QUE É A ADESG
A ADESG é uma sociedade civil sem fins lucrativos de utilidade pública cuja a essencia são os princípios fundamentais da Escola Superior de Guerra que consiste em promover o desenvolvimento do país, baseado em fatores culturais e naturais, procurando incentivar nos executivos de todas as áreas o hábito salutar do trabalho em grupo cujas decisões consensuais tenha a marca do bem estar geral, em contraposição ao individualismo. O objetivo almejado é projetar e preservar os valores morais e espirituais da nacionalidade, incentivar, cada vez mais, a amizade e a solidariedade entre seus membros, difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados à segurança e o desenvolvimento nacional observados os metódos de trabalho e estudos da Escola Superior de Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário