O Secretario da Casa Civil Luchesi Jr e sua esposa Élida estiveram presentes representando a Prefeita Darcy Vera
sexta-feira, 31 de dezembro de 2010
FESTA DE CONFRATERNIZAÇÃO DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
O Secretario da Casa Civil Luchesi Jr e sua esposa Élida estiveram presentes representando a Prefeita Darcy Vera
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO TEM PROPOSTA DE VERBA FEDERAL APROVADA
O valor liberado é de R$ 286.160,00 e será utilizado para a compra de um carro, duas motos, capacitação de todo o efetivo, ou seja, 230 homens, divididos em oito turmas, num curso de 80 horas e também para compra de apostilas a serem utilizadas em um Programa desenvolvido pela GCM, o “Educando para a Vida”, cujo objetivo é alertar alunos nas escolas sobre o uso de drogas, os prejuízos causados por ela, ao ser humano, a família e a sociedade. A contrapartida da Prefeitura de Ribeirão Preto será de pouco mais de R$ 5 mil.
“Ficamos felizes, pois poderemos qualificar nosso efetivo e também parte da verba será utilizada para compra de veiculo e também motos para melhoramos ainda mais nosso trabalho”, explicou o superintendente André Tavares.
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
OPERAÇÃO NATAL DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL É CONCLUÍDA COM SUCESSO
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO FORMA + 19 GCM´s
Solenidade de entrega de certificados para 2ª turma de 2010 do Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal, realizada nas escadarias do Palácio Rio Branco
Foi como um verdadeiro presente de Natal a entrega de certificados para a 2ª turma de 2010 do Curso de Formação para a Guarda Civil Municipal, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 23 de dezembro, na escadaria do Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura Municipal. O evento, que foi prestigiado pela prefeita Dárcy Vera, certificou 19 novos Guardas Civis Municipais, que agora têm o preparo adequado para as atividades que lhe são conferidas.
Os novos integrantes, após posse em seus respectivos cargos como “alunos guardas” em 13 de setembro de 2010, iniciaram suas participações (no período de 13 de setembro a 22 de dezembro), do Curso de Formação, Capacitação e Qualificação - mais uma etapa do processo de admissão, com duração de três meses. As aulas do curso foram ministradas pela Academia de Polícia Civil de Ribeirão Preto (Acadepol) em parceria com a Prefeitura Municipal, realizadas na sede da Guarda Civil Municipal, com carga horária de 516 horas, quando então os profissionais tornam-se aptos a exercerem a função de Guardas Civis Municipais de 2ª classe.
A prefeita Dárcy Vera parabenizou os novos formandos e abordou o comprometimento dos mesmos com a administração e a cidade. “A convocação dos guardas aprovados em concurso anteriormente realizado e a entrega destes certificados confirma um compromisso assumido em campanha ,e mais que isso, atende uma necessidade do município. A Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto é, aliás, modelo para o Brasil”, afirmou a prefeita.
André Luis Tavares destaca, em seu discurso, que somente neste ano de 2010 foram feitas 42 duas novas contratações, sendo 23 homens numa primeira turma e agora mais 19. “Esse número significa cerca de 25% de aumento no efetivo e essas foram as primeiras contratações após oito anos sem concurso para a categoria”, destacou André Tavares.
O delegado de polícia, Adilson Massei, - coordenador da Acadepol – (Academia de Polícia Civil), agradeceu a prefeita Dárcy Vera pela confiança depositada na formação dessas duas turmas e acrescentou: “no início foi um desafio e hoje uma realidade. Agora temos certeza que temos as condições essenciais de formar novas turmas”.
“É gratificante certificar estes guardas. As contratações visam atender a demanda de trabalho na cidade. Com isso a administração municipal poderá contar com mais segurança ao crescente número de prédios municipais, como Unidades de Saúde, escolas municipais, secretarias, parques, entre outros. Os novos guardas unem forças à corporação e hoje assumem um compromisso com Ribeirão Preto”, disse a prefeita Dárcy Vera.
André Tavares explicou que os novos guardas já compõem o efetivo da corporação, que agora conta com um total de 230 integrantes, atuando 24 horas em defesa do patrimônio público municipal, sendo bens, serviços e instalações. “Esta formação é muito aguardada, tanto pela categoria como pelo próprio serviço público em geral”, explica André Tavares.
A solenidade também contou com as presenças de Jorge Amaro Cury Neto - Delegado de Polícia e instrutor do curso e representando o Deinter; de Adilson Massei - coordenador da Acadepol – (Academia de Polícia Civil); de Clóvis Rodrigues da Costa e Jairo Batista da Silva, ambos instrutores do curso; Amarildo Aparecido dos Santos, representante da Guarda Municipal de Guairá; do GCM Ricardo Mendes Castilho- Paraninfo da turma; dos secretários municipais da Assistência Social, Maria Sodré; do Esporte, Edmilson Dezordo; da Casa Civil, Lair Luchesi Junior; de José Luis Pontim, coordenador do Procon; do vereador André Luis, representando a Câmara Municipal; de Lino Strambi, vice presidente da ACI, guardas municipais e seus familiares, entre outras autoridades.
Comandante GCM André Tavares participou de reunião do CONSEG BONFIM PAULISTA
GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO É CAMPEÃ GERAL DA OLIMSERP 2010
BAILE DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE BATATAIS
No dia 17 de dezembro a Guarda Civil Municipal de Batatais realizou o 3º Jantar Dançante com muita animação. O evento foi uma excelente oportunidade de entretenimento e fortaleceu ainda mais a União da Família Azul Marinho.
Parabéns aos irmãos de Batatais que mais uma vez me proporcionaram o privilégio e o prazer de festejar juntos deles nesse dia tão importante para os GCM´s.
PROGRAMA EDUVIS FORMA CENTENAS DE CRIANÇAS DOS NÚCLEOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Logo às 19h, a Esplanada do Pedro II reuniu os formandos, que junto com os Corais: USP-RP Madrigal Revivis e Zênite e o Coral Infantil do Instituto Sai, receberam o público com o Hino do EduVIS (Cantar Alegre), e num só coro iniciaram a primeira atividade da noite.
Mais tarde, 14 alunos dos Núcleos Adelino Simioni, Adão do Carmo Leonel, Cynira Saud Said, Bonfim Paulista, Branca Salles, Caic, Estação do Alto, Horto Municipal, Jardim Marchesi, Maria Nilde Mascelanni, Marincek, Presidente Dutra, Vila Albertina e Vila Mariana, receberam os certificados representando cada turma que participou do Projeto, que estende as atividades com o segundo módulo, já a partir de janeiro próximo ano (2011).
Um vídeo mostrando as atividades socioeducativas foi apresentado durante a festa. Gestos e palavras demonstraram a gratidão das crianças pelos guardas municipais, admirados por elas, como amigos e mestres. “Obrigada por tudo e por nos ensinar que não devemos dar ouvidos à estranhos”, dizia uma delas na gravação.
Na ocasião, representando a prefeita Dárcy Vera, a secretária de Assistência Social, Maria Sodré, falou da satisfação de contar com o EduVIS nos Núcleos e do comprometimento dos guardas municipais Lino e Normando. “Em nome das nossas crianças e adolescentes e da prefeita Dárcy Vera, quero parabenizar este trabalho idealizado por esses guardas municipais maravilhosos, preocupados em ensinar valores e cidadania às nossas crianças e jovens para que todos, sem exceção, sejam pessoas do bem. Quero agradecer também a todos os coordenadores e educadores dos Núcleos, que nos ajudam a fortalecer o trabalho socioeducativo, cultural e artístico junto a essas crianças que precisam do nosso apoio e da nossa orientação incessantemente”, afirmou Sodré. A secretária fez questão de mencionar nome por nome dos coordenadores e suas equipes, dos 14 núcleos que atendem crianças e adolescentes no contraturno escolar.
O superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares, lembrou da importância de dizer Não às Drogas e a toda forma de violência.
EduVIS - Projeto Educacional - Aplicado a mais de mil e trezentas crianças e adolescentes, no decorrer do ano, nos 14 Núcleos da Criança e do Adolescente ligados à Secretaria de Assistência Social, o projeto tem como meta valorizar a vida, educação em valores humanos, vida saudável para prevenir o uso de drogas e o ingresso de jovens no mundo do crime.
Idealizado e ministrado pelos guardas municipais Lino Fonseca e Normando Celestino, a ideia surgiu quando perceberam que orientar e prevenir é o caminho e a necessidade do grande número de crianças e adolescentes, principalmente na faixa etária de 7 a 17 anos.
O apoio dos parceiros ao Projeto, a entrega dos certificados e um sorteio de brindes abrilhantaram ainda mais o evento. Denise Jacometti, diretora da Escola Bauhaus e parceira do Eduvis, entregou a secretária Maria Sodré a nova apostila do projeto que será uma das ferramentas do curso no próximo ano.
O encerramento da solenidade ficou por conta do sorteio de brindes, entre eles, bicicletas, utensílios domésticos, celular, convites, DVD, Brinquedo, Cestas de Café da manhã. Mil bolas e livros infantis serão entregues às crianças dos Núcleos no período de volta às aulas.
Marcaram presenças na solenidade juntamente a secretária de Assistência Social Maria Sodré, Marília Borragini, diretora do Departamento de Proteção Social Básico da Semas; Cristina Consoli, coordenadora dos Núcleos, André Tavares, superintendente da Guarda Municipal, vereador André Luiz da Silva, os guardas civis idealizadores e aplicadores do EduVIS, Lino Fonseca e Normando Celestino, Denise Jacometti - Diretora da Escola Bauhaus Ribeirão Preto, e alguns dos parceiros/amigos, membros da equipe técnica do EduVIS - Projeto Educacional - Rony e Ricardo - Comandante e Guarda da cidade de Serrana, Dr. Paulo Pagnano - Médico, Isabel Cristina Rossi - Guarda Civil RP, Ana Cristina Chiachio - Pedagoga, Professor Doutor Sergio Kodato - USP-RP, Alexandre Pastova - Guarda Civil RP, Laura da Silva - aluna amiga que acompanha o Projeto desde o início, Sr. Carlos dos Correios e nosso amigo Pedro.
Parceiros do projeto – Vivo, MZ Ciclos, Bike Center, Ciclo Independência, Abduch Brinquedos, Riber Festa, Premier Music, Francói Presentes, Escola Bauhaus, Ipanema Clube, EURP – Escola de Ultrassonografia de Ribeirão Preto, Instituto do Livro
LEI QUE AUTORIZA CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL FOI APROVADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
(Serrana, 03 de dezembro de 2010)
AUTORIZA O EXECUTIVO A ADERIR AO CONSÓRCIO REGIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA DO BAIXO RIO PARDO – CORESPARDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
DÁRCY VERA, Prefeita Municipal de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais;
FAZ SABER, que a Câmara Municipal aprovou e ela sanciona e promulga a seguinte Lei:
Art. 1º Fica o Executivo autorizado a aderir ao Consórcio Regional de Segurança Pública e Cidadania do Baixo Rio Pardo - CORESPARDO, pessoa jurídica de direito público, onde se integram os demais municípios da Região do Baixo Rio Pardo.
Art. 2º A adesão ao CORESPARDO pelo Município tem por finalidade a adoção de políticas públicas na área de Segurança Pública e Cidadania.
Art. 3º A participação do Município, junto ao CORESPARDO, possibilita firmar convênios, contratos, termos de parceria, acordos, receber auxílios e subvenções de entidades e órgãos governamentais na área de segurança pública e cidadania.
Art. 4º As despesas inerentes à execução desta lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, consignadas no orçamento vigente, suplementadas, se necessário, sem comprometimento do percentual máximo em vigor.
Art. 5º Esta lei entra em vigor na data da publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Ribeirão Preto, de dezembro de 2010.
DÁRCY VERA WILLIAN LATUF
PREFEITA DO MUNICÍPIO SECRETÁRIO DE GOVERNO
GCM RUFINO É HOMENAGEADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO
Criada por projeto de lei de autoria do vereador André Luiz da Silva, a sessão solene comemorativa ao Mês da Consciência Negra foi realizada no dia 23 de novembro de 2010 logo após a sessão ordinária. Os vereadores convidaram munícipes que receberam um Diploma de Mérito.
Na oportunidade o GCM Rufino que presta serviços na Câmara Municipal foi indicado pelo nobre Vereador Walter Gomes para receber a homenagem pelos relevantes serviços prestados à população de Ribeirão Preto.
FORMATURA DE GCM´s EM PITANGUEIRAS
GUARDA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO PARTICIPOU DA CAMPANHA HUMANITÁRIA ABRAÇO SOLIDÁRIO
Ação realizada pela Prefeitura de Ribeirão Preto em parceria com a Guarda Civil Municipal e secretarias municipais , arrecadou todo tipo de material, desde alimentos até roupas, móveis e materiais de limpeza
No período das 19h às 21h casas de Bonfim Paulista foram visitadas pelos Guardas Civis Municipais para arrecadar as doações, que incluem todo tipo de material, desde alimentos até roupas, móveis e materiais de limpeza. A Guarda Civil Municipal disponibilizou 30 guardas para trabalhar de porta em porta, durante a coleta de donativos.
Segundo a prefeita Dárcy Vera, esta ação solidária contribuirá com o restabelecimento de diversas famílias. “As chuvas fizeram grandes estragos e toda colaboração é muito bem vinda”, disse a prefeita.
As doações arrecadadas serão encaminhadas ao Banco de Alimentos para serem distribuídas entre as famílias vitimizadas.
Comandante GCM André Tavares concluiu o Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG
O período de realização atual é anual, e tem o apoio docente dos integrantes do Corpo de Conferencistas Especiais da Escola Superior de Guerra (ESG) e dos palestrantes credenciados pela ESG para atendimento aos CEPE. Até 2006, mais de 76.000 brasileiros, distribuídos pelas Delegacias e Representações da ADESG em vários Estados brasileiros, concluíram o CEPE, passando a integrar a família de associados Adesguianos.
Preparar cidadãos brasileiros para pensar e colaborar com suas ações na obtenção de soluções viáveis para os problemas brasileiros, com enfoque prioritário sobre a sua comunidade regional.
O CEPE é realizado atualmente uma vez por ano, e tem a duração aproximada de 05 meses, com uma carga horária total de 250 horas.
A organização do curso e seu conteúdo programático seguem rigorosamente, as orientações emanadas pela ESG.
O CEPE é desenvolvido através da apresentação aos estagiários, de palestras e conferências com o objetivo de transmitir o embasamento teórico necessário para o aprendizado e aplicação do método de planejamento político e estratégico utilizado pela ESG. Ao final de cada apresentação, os estagiários podem participar do debate; o qual é o momento especial para a eliminação das dúvidas e obtenção de informações complementares que possibilitem o perfeito entendimento do tema focalizado.
Com o objetivo de consolidar e aplicar os conhecimentos adquiridos são realizados durante o curso, dois trabalhos de grupos denominados de: Trabalho de Grupo 1 (TG1), e o Trabalho de Grupo 2 (TG2).
Com a finalidade de coletar de dados para reflexões individuais e discussões de grupos, os estagiários participam de visitas técnicas, e quando possível, em roteiro mais prolongado caracterizado como viagem de estudos, com destino previamente selecionado no universo das Organizações e Instituições Federais, Estaduais e Municipais, e Empresas privadas e estatais que forem consideradas como relevantes e disponíveis, nos diversos setores de serviços e/ou produção.
O CEPE foi desenvolvido para difundir os conceitos doutrinários e estudos conjunturais relacionados com a Segurança Nacional e Desenvolvimento Nacional, observando os métodos de trabalho e os estudos da ESG.Algumas das premissas básicas da ESG, como orientação para o CEPE:
Difundir os Fundamentos Axiológicos da Escola Superior de Guerra, cuja fundamentação apóia-se no homem, considerado como pessoa dotada de consciência e de liberdade, que enumera valores permanentes e transitórios, cujo destino se restringe à procura do bem-estar social, através da satisfação de suas potencialidades nos planos físico, cultural, moral e religioso.
Contribuir para o aperfeiçoamento das comunidades regionais brasileiras, mediante a pesquisa e o debate de opções político-estratégicas democráticas que possam servir como subsídios para a solução dos problemas nacionais, caracterizando como fatores catalisadores para essas ações, o patriotismo, o civismo, os valores éticos, morais e espirituais da nacionalidade brasileira.
O CEPE tem seu conteúdo programático aplicado durante um período de 04 meses, divididos nas seguintes fases de estudos:
FASE PREPARATÓRIA com duração aproximada de 03 semanas tem a finalidade de apresentar aos estagiários:
As Instruções Gerais sobre o funcionamento do CEPE em suas diversas fases e atividades programadas;
A estruturação básica e funcionamento do Sistema ESG/ADESG; e
Os elementos teóricos necessários para o entendimento e assimilação do conteúdo da Fase Fundamental.
FASE FUNDAMENTAL com duração aproximada de 05 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários os seguintes elementos didáticos que compõem o Planejamento Estratégico da ESG:
Fundamentos Axiológicos e Objetivos Nacionais
Poder Nacional e suas Expressões
Política Nacional
Estratégia Nacional
Desenvolvimento Nacional
Segurança e Defesa Nacionais
Inteligência Estratégia para a Segurança e Defesa Nacional
Logística e Mobilização para a Segurança e Defesa Nacional
Bases Teóricas de Planejamento
Método de Planejamento
FASE CONJUNTURAL com duração aproximada de 10 semanas, tem a finalidade de apresentar aos estagiários, conferências sobre temas relevantes da conjuntura, selecionados para apreciação e análise dos ambientes municipal, regional, nacional e internacional.
Além da participação nas fases de estudos apresentadas, os estagiários são divididos em grupos, ao final da Fase Fundamental, para a realização dos Trabalhos de Grupos (TG) que se desenvolvem até o final do Curso.
Trabalho de Grupo 1 (TG1), que visa propiciar aos estagiários a consolidação dos ensinamentos axiológicos estudados;
Trabalho de Grupo 2 (TG2), que representa o Trabalho de Conclusão do Curso, sendo um documento com formatação normativa acadêmica, no qual o grupo de estagiários tem a oportunidade de oferecer sua contribuição à comunidade regional, por meio da elaboração de uma pesquisa científica, que tem como objetivo definir as políticas e estratégias necessárias à solução de uma problemática conjuntural, definida como tema para esse trabalho. A participação nominal e efetiva do estagiário no desenvolvimento desse Trabalho de Grupo constitui um dos requisitos para obtenção do Certificado de Conclusão do CEPE.
Curso Superior completo ou em desenvolvimento; ou
Pertencer ao quadro de Oficiais das Forças Armadas ou Forças Auxiliares; ou
Ser Empresário registrado; e Ser aprovado no processo de seleção que inclui uma entrevista pessoal.