Powered By Blogger

domingo, 21 de abril de 2013

Ampliação de Guardas Municipais em locais públicos reforça trabalho preventivo e reduz registro de ocorrências


Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 27 de Dezembro de 2012 - 17h44
Ampliação de Guardas Municipais em locais públicos reforça trabalho preventivo e reduz registro de ocorrências
Aumento da presença da GCM em escolas, UBDS, praças, parques e prédios públicos, bem como nova filosofia de trabalho que aproxima a corporação da população, garante a segurança na cidade
Foto Roberto Galhardo

Guarda Municipal está presente em 53 postos incluindo Bases Comunitárias, escolas, praças, parques e prédios públicos

As inovações ocorridas na Guarda Civil Municipal (GCM), inclusive com o aumento do efetivo em locais públicos, reforçando o trabalho preventivo em escolas, Unidades Básicas de Sáude (UBS), praças, parques e prédios públicos, bem como a implantação de monitoramento eletrônico em cinco UBDS, já garantem a redução significativa do registro de ocorrências.
Atualmente a Guarda Municipal está presente em 53 postos,  antes eram 31. O aumento de 22 postos inclui as quatro novas Bases Comunitárias implantadas, uma em Bonfim Paulista, outra no bairro Jardim Roberto Benedetti (Bancários), uma terceira na Vila Tecnológica, e ainda outra no Posto da Guarda na Praça Rômulo Morandi. “O bom funcionamento deste trabalho preventivo, com a presença dos guardas municipais mais próximos da população resultou na redução de ocorrências relacionadas a desacato, ameaça, lesão corporal, danos do patrimônio público, entre outras”, explica André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.
As medidas implantadas pela atual administração tornaram a Guarda Municipal exemplo para municípios da região, que adotam o modelo de trabalho realizado em Ribeirão Preto. O processo de investimento e melhorias realizado pela prefeitura começou com a ampliação do efetivo da corporação contratando 43 novos Guardas Civis Municipais (GCM), o que gerou um aumento de 25% do efetivo, atualmente composto por 227 guardas. A aquisição de nove novos veículos e equipamentos, incluindo 70 armas semiautomáticas, aquisição de coletes e uniformes para todo efetivo, também contribuíram para um trabalho mais eficaz nas ações de rotina nas ruas e patrulhamento geral da cidade.
O superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares, destaca ainda o papel atuante da corporação que, neste período de quatro anos, efetuou também mais de 170 prisões em flagrante, fato que colabora com a segurança pública do município.
Divulgação

Guardas municipais durante orientações aos alunos que participaram do Projeto Educando para a Vida
Recentemente a prefeitura ainda entregou, à Guarda Municipal, uma Van - Base Comunitária Móvel. O veículo, doado pela Secretaria Municipal da Saúde, recebeu adaptações da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto – (Coderp), conta com monitoramento eletrônico móvel por meio de quatro câmeras, sendo duas externas, uma interna e uma outra, considerada de última geração, que vem instalada junto a um poste, transportado por uma mini carreta acoplada a Van.
O objetivo desta Base Comunitária Móvel é percorrer, diariamente, os bairros periféricos, bem como fornecer suporte aos eventos promovidos pela municipalidade – numa ação preventiva junto à comunidade, que garanta maior segurança à população. Acompanhando essa nova aquisição, a GCM recebeu 26 novos rádios de comunicação de tecnologia digital, que  facilita e dá agilidade ao trabalho dos efetivos nas ações preventivas junto, bem como no apoio à Polícia Militar, durante o registro de ocorrências.
As diferentes conquistas como: a inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento – Cecom-, a ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM, as capacitações e realizações de cursos de qualificação de todo o efetivo, juntamente com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo, e também o curso de habilitação e manuseio para armas semiautomáticas ministrado pela Polícia Federal, a efetivação de projetos educacionais (Prevenção ao uso de Drogas, Meio Ambiente, Orientações de Trânsito, e Noções de Cidadania) junto às unidades escolares, proporcionaram à Guarda Municipal ampliar seu atendimento em diferentes setores, atuando com profissionais preparadas para a rotina diária.
Foto Tiago Morgan

Operação Natal recebe o apoio da Guarda Civil Municipal
Todas essas conquistas transformaram a Guarda Municipal em uma corporação preparada, tanto para as ações de preservações ao patrimônio público, como para os trabalhos preventivos nas ruas, rondas e patrulhamentos. “Hoje Ribeirão Preto conta com uma Guarda Municipal que atua com profissionais melhores qualificados, com um efetivo que é respeitado pela população e que executa suas ações com maior eficiência e agilidade, mantendo a filosofia do patrulhamento comunitário que estabelece vínculo de confiança com a população”, explica a prefeita Dárcy Vera.
André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, ressalta a importância da parceria da Prefeitura com a Guarda. “Nunca houve, nos 18 anos de história da GCM, uma administração que investisse tanto na corporação. Desde 2009 a Guarda Civil Municipal passou a ter uma nova postura de trabalho e um novo comportamento nas ruas. Os benefícios e investimentos da prefeitura garantem uma melhoria significativa da GCM, que reflete hoje qualidade do atendimento à população e, inclusive, na redução dos índices de violência e criminalidade”, ressalta André Tavares.
Foto Roberto Galhardo

Reimplantado o patrulhamento ciclístico e motociclístico
Benefícios e investimentos destinados à Guarda Civil pelo atual governo:
- Nova Base Comunitária em Bonfim Paulista.
- Reativada as atividades na Subsede da Corporação – Base Comunitária - no Jardim Roberto Benedetti (Bancários).
- Implantado o Posto da Guarda na Praça Rômulo Morandi.
- Está em construção nova Base Comunitária da Guarda Municipal, no Parque Tom Jobim.
- Em funcionamento desde junho deste ano, a nova Base Comunitária na Vila Tecnológica.
- Inaugurada a Central de Comunicações e Monitoramento – Cecom; reformas das salas da Divisão Operacional.
- Melhorias na Base da GCM.
- Ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM.
- Implantação de 21 novos postos de GCMs em escolas, unidades de saúde e outros próprios públicos.
 - Atualmente a Guarda está em 53 locais na cidade. Este aumento representa quase 50% de crescimento.
Aquisições de equipamentos e nove veículos:
- 4 novas viaturas (2 Blazers e 2 Gols)
- 1 Van – equipada para atender como Base Comunitária Móvel
- 1 Carro Pálio Weekend 0 Km
- 1 uma pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil
- 2 motos para patrulhamento geral da cidade
- Reforma geral de 3 viaturas e 6 motos
- Aquisição de 70 armas semi-automáticas PT 380
- Aquisição de 230 coletes a prova de balas.
- Aquisição de novos uniformes para todo o efetivo
Conquistas históricas para a categoria:
- Ampliação do efetivo da corporação com a contratação de 43 GCMs (aumento de 25% do efetivo que atualmente conta com 227 guardas).
- Nomeações de GCMs para os cargos de Comando.
- Regulamentação da carga horária em 36 horas semanais (antes eram 40 horas).
- Realização de projetos educacionais (Prevenção ao uso de Drogas, Meio Ambiente, Orientações de Trânsito, e Noções de Cidadania) junto às unidades escolares.
- Capacitações e realizações de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo durante este segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012.
- Curso de Habilitação e Manuseio para armas semiautomáticas PT 380 ministrado pela Polícia Federal.
- Implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população.
- Implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS) e no Bosque/Zoo Municipal Dr. “Fábio Barreto”.
- Implantação em parceria com a Coderp do Projeto “Olhos de Águia 2” – atendendo vias de maior fluxo nos bairros: Campos Elíseos, Jardim Paulista, Ipiranga e Centro.
- Reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico.
- Implantação do Sistema Infoseg em parceria com o Ministério da Justiça.
Foto Roberto Galhardo
Foto Carlos Natal

Projeto “Olhos de Águia”- atendendo vias de maior fluxo nos bairros: Campos Elíseos, Jardim Paulista, Ipiranga e Centro
Foto Roberto Galhardo

Capacitações e realizações de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário