Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

GCM DE RIBEIRÃO PRETO ATUOU NA SEGURANÇA DO 17º FESTIVAL TANABATA


Festival Tanabata é sucesso de públicoDurante o final de semana, Ribeirão Preto se tornou o centro da cultura japonesa da região

Mais de 60 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal Morro do São Bento para prestigiar o 17º Festival Tanabata no final de semana. Durante o Festival, os visitantes puderam acompanhar dezenas de atrações como dança, artes marciais, karaokê, que passaram pelo palco do Tanabata. Uma das sensações deste Festival foi a apresentação do vencedor do maior concurso de karaokê do Japão, Roberto Casanova junto de sua esposa Mika Moshizuki da Silva.
Além das apresentações culturais, os visitantes puderam apreciar um variado cardápio da culinária japonesa. O Yakissoba foi o prato mais consumido, com mais de 12 mil porções vendidas, segunda a Associação Nipo Brasileira e Associação Cultural Japonesa de Ribeirão Preto.
Para os expositores o festival foi um sucesso. Helenir Candido expõe a arte do bonsai e manifestou: “Participo do Tanabata há 10 anos e o diferencial de 2010 foi o estacionamento. Ficou tudo bem organizado e graças a isso, a população participou e comprou mais. Conseguimos vender mais de 250 vasos de bonsai em 3 dias de festa”, explica.
Segundo Teruo Abe, Presidente Executivo do Tanabata, o Festival deste ano foi um sucesso de público graças às melhorias que foram realizadas. “Este ano criamos um amplo estacionamento com o serviço de vans, oferecido pela Viscaya Toyota, o que facilitou bastante o acesso dos visitantes e seus familiares ao local do evento, além da criação de um ponto de taxi. Por isso, podemos dizer que o 17º Festival Tanabata foi um sucesso”.
A solenidade de abertura do 17º Festival Tanabata, dia 16, contou com a presença da prefeita Dárcy Vera que usou roupa típica da cultura japonesa. A cerimônia de abertura aconteceu no túnel de bambu, com a presença do Ministro Supremo do Xintoísmo no Brasil, Guji Osaka Kazuo. Vários atos compõem o cerimonial, inclusive uma oração para pedir aos Deuses que atendam todos os pedidos dos participantes.
Tradicionalmente, os pedidos são escritos em cartões e amarrados nos bambus do túnel. A prefeita Dárcy Vera também fez um pedido. “Meu pedido é para que eu tenha força suficiente para enfrentar os momentos difíceis e consiga resolver o problema da saúde em Ribeirão Preto. Essa é minha principal meta”.
O Festival Tanabata é uma realização da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com parceria da Sociedade Cultural Japonesa, Associação Nipo Brasileira de Ribeirão Preto e Templo Budista Tohoku Nambei Honganji; patrocínio da Companhia de Bebidas Ipiranga e do Banco Santander, e apoio cultural do O Boticário, Viscaya Toyota e Unimed.
A prefeita salientou o crescimento do festival Tanabata em Ribeirão Preto. “Quando o evento teve início eram apenas algumas barracas, hoje são quase 50 e a cada ano vocês da organização tem a preocupação de melhorar ainda mais o festival”.


Fonte: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/ccs/snoticias/i33principal.php?id=15216

Nenhum comentário:

Postar um comentário