Powered By Blogger

domingo, 8 de julho de 2012

EDUVIS FORMOU MAIS DE 400 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO NO 1o. SEMESTRE DE 2012

Guarda Civil Municipal dá continuidade aos trabalhos de prevenção as drogas e inclusão social através do Eduvis
Mesa de Autoridades
Neste primeiro semestre as Escolas Municipais Professor Eduardo Romualdo de Souza e Elisa Duboc  receberam o programa Eduvis, ministrado e idealizado pelos GCM´s Lino e Normando.
Alunos do CEMEI Eduardo Romualdo de Souza

PROGRAMA EDUVIS

ÁREA DE ESTUDO: CIDADANIA, SAÚDE E CONVIVÊNCIA SOCIAL

PÚBLICO ALVO: Todos os interessados

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: TRIMESTRE ESCOLAR       
Nº DE HORAS: 40 h/a

REALIZAÇÃO: GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE RIBEIRÃO PRETO

APOIO: BAUHAUS – CENTRO DE FORMAÇÃO TÉCNICA E ARTÍSTICA      

JUSTIFICATIVA: Os projetos interdisciplinares contribuem para uma ressignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes.

O contexto em que o aprendiz vive e a ação mediadora dos adultos significativos com quem convive são fatores fundamentais em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

A sociedade atual possui aspectos negativos que deixam pais e educadores preocupados com o desenvolvimento seguro de seus filhos e alunos. Por isso, se faz necessário criar condições que preparem as crianças para solucionarem as dificuldades encontradas na vida de modo seguro e saudável.

OBJETIVO GERAL: O Programa EduVIS foi idealizado de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, pensando na realidade social do município, respeitando a vasta pluralidade cultural existente, a fim de desenvolver competências para análise dos significados, práticos e teóricos, da existência humana, e conseqüências dos comportamentos compulsivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Ao final do programa os alunos participantes serão capazes de:

  • Reconhecer e utilizar os valores humanos como: verdade, retidão, amor, paz e a não-violência.
  • Saber-se humano e digno como aluno e professor, e, assim valorizar as instituições da Família, da Escola e por fim, a vida.
  • Estar consciente dos efeitos danosos da violência doméstica e sexual, e tomar decisões e atitudes que previnam tais acontecimentos.
  • Conhecer e praticar ações cidadãs responsáveis no trânsito (EduVIS no trânsito).
  • Incluir socialmente deficientes sociais e auditivos através da tradução e configuração em Braile e Libras de todo o Programa Educacional.
  • Prevenir, em nível primário, o uso e o abuso e redução de danos das drogas lícitas e ilícitas, atuando em cada fator de risco.
  • Estimular a auto-estima, a valorização dos vínculos afetivos, dos valores éticos e a negociação de comportamentos necessários para o convívio social do ser humano.
  •  Tornar o aluno apto a identificar situações problemáticas, suas causas, possíveis soluções e suas correspondentes conseqüências.
  • Ampliar a capacidade de refletir e agir com autonomia, proporcionando condições para o seu pleno desenvolvimento.
  • Proporcionar condições de encaminhamento para os profissionais da área de saúde os casos de dependência que poderão ser identificados ao longo do trabalho.

  •  PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
    •  Explanações expositivas e escolha de temas.
    •  03 Atividades externas (passeios em locais pré-determinados para atividades lúdicas e práticas)
    • Aulas interativas para a estruturação da comunicação.
    • Avaliação dos objetivos descritos acima.

    AÇÕES:
     O programa tem a duração 1 trimestre letivo de 02h/aula semanais para os alunos dos quartos anos e 1 bimestre letivo para os outros anos com 02h/aula por semana, que serão ministradas pelos Agentes de Cidadania especialmente treinados para este projeto. Ao término desse período, com o intuito de felicitar o educando pela sua participação no programa, reforçando uma atitude altamente positiva, será realizada uma sessão solene de encerramento e apresentações diversas para os pais e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário