Powered By Blogger

quinta-feira, 25 de julho de 2013

7º Encontro de GCMs do Interior de SP


FAMÍLIA AZUL MARINHO, 

Vamos mostrar nossa Força e União. No dia 12 de agosto todos em Batatais/SP debatendo assuntos de importância para a categoria.
Desta vez contaremos com a presença de GCMs que foram eleitos vereadores em seus municípios. Já confirmaram presença:
VEREADOR GCM LEITE CIDADE CAPIVARI - CONFIRMADO
VEREADOR GCM ALAN CIDADE MONTE MOR - CONFIRMADO
VEREADOR GCM MANOEL CIDADE MOGI MIRIM - CONFIRMADO
São 11 GCMs eleitos vereadores no Estado de SP e esperamos contar com a presença de todos.


POSSE DA CIPA GCM


Nesta quinta-feira, 25 de julho de 2013, o Superintendente da Guarda Civil Municipal GCM André Tavares empossou os novos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O mandato que irá de julho de 2013 a junho de 2014 terá como Presidente o GCM Carniel, Suplente de Presidente o GCM Carvalho, Vice-Presidente GCM Elizeu e Suplente de Vice-Presidente o GCM Reginaldo.
Durante seu pronunciamento o Superintendente GCM André Tavares agradeceu e parabenizou os membros que estavam deixando o cargo (GCMs Adalberto, De Lucca, Leandro e Hélio) ressaltando o empenho e seriedade com que conduziram seus trabalhos. Na sequencia justificou a escolha do GCM Carniel como Presidente da CIPA. “O GCM Carniel é uma pessoa bem quista por todos. Ele sempre esteve à frente nas lutas e conquistas para a categoria, inclusive foi Presidente da Associação dos GCMs, também realizando um excelente mandato, o que pude comprovar de perto”. Ao destacar a escolha do GCM Carvalho, o Superintendente disse “que a escolha se deu pela sua seriedade e comprometimento com a Guarda Civil Municipal e também por ele ter figurado como um dos candidatos mais votado na eleição”. 
Os candidatos eleitos foram os GCMs Elizeu e Reginaldo, que são profissionais engajados e preocupados com a causa Azul Marinho. O GCM Elizeu tem experiência na área e já foi membro da CIPA em dois mandatos e o GCM Reginaldo terá sua primeira experiência oficial de luta na defesa dos GCMs.
Parabéns a todos os Membros da CIPA GCM e Sucesso!!!

Guarda Civil Municipal participa de reunião com técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública

Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 23 de Julho de 2013 - 16h42
Objetivo é discutir o cronograma de capacitação para Policiamento Comunitário entre representantes das Secretarias Nacional e Estadual de Segurança Pública e municípios que já aderiram formalmente ao Programa “Crack, é Possível Vencer”
Foto Divulgação

A Guarda Civil de Ribeirão Preto, representada pelo seu superintendente, André Tavares, participou nesta terça-feira, dia 23 de julho, de uma reunião, em São Paulo, com técnicos da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O evento que aconteceu na Secretaria de Justiça de São Paulo, no Auditório André Franco Montoro, teve como objetivo discutir conjuntamente o cronograma de capacitação para Policiamento Comunitário entre representantes das Secretarias Nacional e Estadual de Segurança Pública e Municípios que já aderiram formalmente ao Programa “Crack, é possível Vencer”.
De acordo com André Tavares, “a formação para Policiamento Comunitário, que acontecerá neste segundo semestre, será destinada a 80 guardas civis municipais que atuarão no enfrentamento ao uso e abuso de crack e outras drogas, por meio de bases comunitárias móveis com videomonitoramento”. A capacitação será presencial e se dividirá em três módulos, que somarão 160 horas/aula, sendo compostas por: Módulo I - Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária; Módulo II – Tópicos Especiais em Policiamento e Ações Comunitárias – TEPAC, Redes de Atenção e Cuidado; e Módulo III – TEPAC Abordagem Policial a pessoas em situação de risco.
A preparação dos profissionais da Guarda Civil Municipal é um dos benefícios garantidos com a adesão, no mês de maio, do município de Ribeirão Preto ao Programa “Crack, é Possível Vencer”, que oferece várias ações no segmento de segurança, saúde e assistência social, visando a prevenção, cuidado e tratamento de dependentes químicos.
Outros benefícios com a Adesão ao Programa Crack é Possível Vencer” – De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Ribeirão receberá duas bases comunitárias móveis, dotada de 20 câmeras de videomonitoramento fixo. Uma das bases será administrada pela própria Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, e outra pelo Estado, através da Polícia Militar. A manutenção do equipamento será feita nos dois primeiros anos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. O município ainda será contemplado com oito viaturas e a doação de armas não letais.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Socia

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Trabalho da Guarda Civil de Ribeirão Preto é apresentado como referência em evento nacional

Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 02 de Julho de 2013 - 16h43

Metodologia de trabalho aplicada pela Guarda Civil Municipal (GCM) foi apresentada, em Brasília, durante V Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública




André Luiz Tavares ministrando palestra sobre “Desenvolvimento da GCM em Ribeirão Preto e região” nesta quarta-feira, em Brasília, no V Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública

A Guarda Civil de Ribeirão Preto, representada pelo seu superintendente, André Luiz Tavares, participou na quarta-feira, dia 03 de julho, em Brasília, do V Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública. Tavares compôs o quadro de palestrantes destacando o município de Ribeirão Preto como modelo de Guarda Civil Municipal (GCM), que é exemplo na região, no Estado e agora, conquista o reconhecimento nacional.
A metodologia de trabalho e as ações aplicadas diariamente junto à comunidade já demonstram eficácia na prática do efetivo da GCM, tanto nas ruas quanto na proximidade com a população e inclusive nos trabalhos de patrulhamentos. “Hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Estou feliz por representar Ribeirão Preto, sendo um dos palestrantes do V Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública. Enfocaquei a metodologia de trabalho e o desenvolvimento da GCM de Ribeirão Preto em nossa região, além de demonstrar os resultados a favor da população”, diz André Tavares.




Serviço:
V Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública
Data: 03 de julho de 2013
Horário: 9 às 18 horas
Local: Auditório Nereu Ramos – Câmara dos Deputados – Congresso Nacional – Brasília/DF
Programação:
9 horas - Inscrições e credenciamento
10 horas – Abertura e Homenagens aos Vencedores do Concurso de Beleza Policial
Ministro da Justiça - Eduardo Cardoso
Ministra da Casa Civil - Gleisi Hoffman
Ministro da Pesca - Marcelo Crivella
Secretaria Nacional de Segurança Pública - Regina Miki
Presidente da Câmara dos Deputados - Henrique Eduardo Alves
Presidente da Comissão de Legislação Participativa - Lincoln Portella
Relator da PEC 534/02 – Emenda na CF Art. 144 - Arnaldo Faria de Sá
Relator do PL 1332 – Regulamentação das Guardas Municipais - Fernando Francischini
Relator do PLP 554/330/2006 – Aposentadoria Especial - Policarpo
Presidente da ONG SOS Segurança dá Vida - Mauricio Naval
10h30 - Mesa 01 Desenvolvimento das Guardas Municipais na Região de Ribeirão Preto/SP Palestrante: André Tavares – Comandante da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto/SP 
A Guarda Municipal e a proteção do cidadão: A real finalidade do autêntico Poder de Polícia
Palestrante: Dr. João Alexandre – Especialista em Segurança Pública - CEDESCH
Convidados: Lideranças partidárias/CLP
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 - Mesa 2 - Estratégia de luta – Concurso de Beleza Policial das Guardas Municipais - Facebook
Palestrante: Inez Basso – Guarda Civil Municipal de Curitiba/PR - Idealizadora
Guardas Municipais – A Revolução na Segurança Pública, Acorda Brasil!
Palestrante: Maurício Domingues Naval – Presidente da ONG SOS Segurança Dá Vida – GCM/SP
Guardas Municipais como Polícia Municipal e suas atribuições
Palestrante: Claudio Frederico – Secretário de Segurança Pública de Curitiba/PR
Convidados: Lideranças Partidárias/CLP
15h30 – Mesa 3 - Homenagens aos melhores blogs de Guardas Municipais e Segurança Pública
Guarda Municipal como Polícia Comunitária – Mediação de Conflitos Palestrante:
Roberto Porto – Secretário de Segurança Urbana de São Paulo/SP
Guarda Municipal na Defesa Civil e no Meio Ambiente
Palestrante: Ivete – GCMf de Porto Feliz/SP – Diretora -
17h30 - Encerramento e entrega dos certificados 

Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Modelo de trabalho da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto é exemplo para municípios da região

 
Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 24 de Junho de 2013 - 15h48

Prefeito de Jaboticabal, Raul José Silva Girio, visita Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto para obter informações e, a partir daí, criar a GCM em sua cidade
 
Divulgação

André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, durante orientações sobre o trabalho da GCM ao prefeito de Jaboticabal, Raul José Silva Girio, que estava acompanhado pelo vereador Júnior De Vitto
 

O trabalho comprometido e a eficiência das atividades exercidas pela Guarda Civil Municipal em defesa do patrimônio público, bem como os laços de aproximação criados por meio de ações realizadas junto à comunidade vêm sendo reconhecidos não só em Ribeirão Preto, mas pelos municípios da região. O exemplo disso aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 24 de junho, quando o superintendente da Guarda Civil Municipal (GCM), André Luiz Tavares, recebeu a visita do prefeito da cidade de Jaboticabal, Raul José Silva Girio, que esteve acompanhado pelo vereador Júnior De Vitto. Eles vieram conhecer a estrutura e metodologia do trabalho realizado pela GCM em Ribeirão Preto.
Durante a visita, André Tavares informou ao prefeito de Jaboticabal quais os passos para se criar uma Guarda Civil Municipal em uma cidade. “Abordei diversos temas, e deixei claro para ele a Lei de Criação da GCM, Estatuto, Regime Disciplinar, Cursos de Formação, Áreas de Atuação e Importância da GCM para os munícipes”, disse Tavares.
Audiência Pública em Jaboticabal - Durante visita, o prefeito Raul Girio convidou o superintendente da GCM, André Tavares, para participar de Audiência Pública a ser realizada na Câmara Municipal de Jaboticabal, no dia 4 de julho. Tavares, que confirmou sua presença no evento, destacou que esclarecerá para a população e público presente o fundamental trabalho que a GCM exerce perante a comunidade.  
Benefícios e investimentos destinados à Guarda Civil pelo atual governo: - Inaugurada nova Base Comunitária em Bonfim Paulista.
- Reativada as atividades na Subsede da Corporação – BaseComunitária - no Jardim Roberto Benedetti (Bancários).
- Implantado o Posto da Guarda na Praça Rômulo Morandi.
- Em construção nova Base Comunitária da Guarda Municipal, no Parque Tom Jobim.
- Em funcionamento desde junho/12 a nova Base Comunitária na Vila Tecnológica.
- Inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento – Cecom; reformas das salas da Divisão Operacional.
- Melhorias na Base da GCM.
- Ampliação do circuito interno de monitoramento da Base GCM.
- Implantação de21 novos postos de GCMs em escolas, unidades de saúde e outros próprios públicos.
- Atualmente a Guarda está em 53 locais na cidade. Este aumento representa quase 50% de crescimento. 
Aquisições de equipamentos e nove veículos:- 4 novas viaturas (2 Blazers e 2 Gols)
- 1 Van – equipada para atender como Base Comunitária Móvel
- 1 Carro Pálio Weekend 0 Km
- 1 uma pick-up para a Patrulha Ambiental e Defesa Civil
- 2 motos para patrulhamento geral da cidade
- 1 ônibus doado pela secretaria municipal da Educação e Adaptado para utilização da GCM
- Reforma geral de 3 viaturas e 6 motos
- Aquisição de 70 armas semi-automáticas PT 380
- Aquisição de 230 coletes a prova de balas
- Aquisição de novos uniformes para todo o efetivo 
Conquistas históricas para a categoria:- Ampliação do efetivo da corporação com a contratação de 43 GCMs (aumento de 25% do efetivo que atualmente conta com 227 guardas)
- Nomeações de GCMs para os cargos de Comando
- Regulamentação da carga horária em 36 horas semanais (antes eram 40 horas)
- Realização de projetos educacionais (Prevenção ao uso de Drogas, Meio Ambiente, Orientações de Trânsito, e Noções de Cidadania) junto às unidades escolares
- Capacitações e realização de Curso de Qualificação de todo o efetivo com a Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo durante este segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012
- Curso de Habilitação e Manuseio para armas semiautomáticas PT 380 ministrado pela Polícia Federal
- Implantação da filosofia do patrulhamento comunitário para estabelecer vínculo de confiança com a população
- Implantação de monitoramento eletrônico nas Unidades Distritais de Saúde (UBDS) e no Bosque/Zôo Municipal Dr. “Fábio Barreto”
- Implantação em parceria com a Coderp do Projeto “Olhos de Águia 2” – atendendo vias de maior fluxo nos bairros: Campos Elíseos, Jardim Paulista, Ipiranga e Centro
- Reimplantação do patrulhamento ciclístico e motociclístico.
- Implantação do Sistema Infoseg em parceria com o Ministério da Justiça


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Socia

GCMs participaram da Campanha Bombeiro Sangue Bom

No dia 22/07/2013, GCMs e Amigos participaram da Campanha Bombeiro Sangue Bom e colaboraram com a nobre missão de salvar vidas. Lembrando, a referida Campanha vai até o final de julho e os Hemocentros funcionam o ano todo.













Base Comunitária da Guarda Civil Municipal da região Norte completa um ano de atividade em parceria com a população

Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 03 de Junho de 2013 - 12h44

Localizada na Vila Tecnológica, entre os bairros Maria Casagrande e Jardim Alexandre Balbo, Base Comunitária contribui com a redução de violência e criminalidade na região
Foto Carlos Natal

Base Comunitária garante maior segurança aos moradores e contribui com a redução de violência e criminalidade naquela região

A Base Comunitária da Guarda Civil Municipal da Região Norte completou um ano de atividade, em parceria com a população, no último sábado, dia 1º de junho. A implantação deste trabalho foi iniciativa da prefeita Dárcy Vera, em novembro de 2010, quando instalou a 1ª Base Comunitária da GCM em Bonfim Paulista. A iniciativa partiu da necessidade de levar aos bairros um serviço que aproximasse a população da guarda. “A prática desta atividade associada à intensificação das rondas diurnas e noturnas e parceria da população já garantem maior segurança aos moradores e contribui com a redução de violência e criminalidade naquela região”, afirma a prefeita Dárcy Vera, que nesta segunda-feira despachou de sua residência.
Localizada na rua Antônio Carlos Pinho Santana, na Vila Tecnológica, entre os bairros Maria Casagrande e Jardim Alexandre Balbo, a Base Comunitária da região Norte foi a quarta Base a ser implantada, de um total de cinco, que estão instaladas nos seguintes locais: Base Comunitária da GCM de Bonfim Paulista (localizada na rua Coronel José da Silva, nº 309, no Centro de Bonfim Paulista - implantada em 12 de novembro de 2010); Base Comunitária da Região Sudeste (localizada na rua Benedito Tórtoro, s/n, ao lado do número 105 - inauguradaem 22 de junho de 2011 e que atende os bairros: São José, Roberto Benedetti (Bancários), Manoel Penna, Recreio Anhanguera, Recreio das Acácias e imediações); Base Comunitária da Praça Rômulo Morandi (localizada na rua Luiz Barreto, entre as ruas Conde Francisco Matarazzo e José de Alencar e beneficia cerca de 38 mil moradores – instalada em 15 de dezembro de 2011); Base Comunitária da Região Norte (localizada na rua Antônio Carlos Pinho Santana, na Vila Tecnológica, entre os bairros Maria Casagrande e Jardim Alexandre Balbo - implantada em 1º de junho de 2012); e Base Comunitária do Parque Tom Jobim (instalada dentro do próprio Parque, localizado na rua Luiz A. Velludo, Cel. Américo Batista, avenida Octávio Golfeto – no bairro José Sampaio - e  que já está com 60% de construção em andamento.
Completando as Bases Comunitárias, ainda há a Sede da GCM localizada na Rua Lafaiete, nº 1676 - no Bairro Vila Seixas e a Cabine da GCM instalada no Calçadão de Ribeirão Preto.
Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, Ribeirão Preto se tornou exemplo na região, diante do trabalho de implantação das Bases Comunitárias. A proximidade gerada entre a população e o Guarda Municipal é um fator positivo, bem como os registros constatados de redução da violência e criminalidade nos diversos pontos da cidade, além da satisfação da população pela conquista do serviço”, explica André Tavares.
Paralelamente às Bases Comunitárias, a GCM alavancou seu trabalho de segurança na cidade desenvolvendo ações conjuntas com a Polícia Militar por meio de duas atividades. Uma delas foi a instalação da Base Comunitária Móvel, mais um serviço implantado pelo atual governo em dezembro de 2012, e o outro foi o Projeto ‘Olhos de Águia II’, ampliado em maio de 2012, e  que expandiu de 17 para 146 câmeras, passando a atender também órgãos e vários espaços públicos. Todas essas ações  possibilitam maior segurança à população e agilidade e eficiência nos registros de ocorrências”, explica Tavares.
Segundo o superintendente da Guarda Civil Municipal, a assinatura deste termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’ confirma que Ribeirão Preto tem um plano de ações integradas de enfrentamento ao crack e outras drogas aprovado pelo Ministério da Justiça. “O programa nos oferece várias ações, no segmento de segurança, saúde e assistência social, visando à prevenção, cuidado e segurança”, destaca Tavares.
Assinatura de termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’ - De acordo com André Tavares, Ribeirão Preto deve receber até o mês de julho, mais duas Bases Comunitárias Móveis que atenderão, respectivamente, aos Complexos Ribeirão Verde e Paulo Gomes Romeo, dotando cada Base de 20 câmeras de videomonitoramento fixo, num total de 40 câmeras. “Além disso, o município ainda receberá quatro viaturas com quatro rodas e quatro viaturas com duas rodas, bem como realizará curso de formação em policiamento comunitário para 80 guardas civis municipais, ministrado por profissionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública e doação de armas não letais. As bases comunitárias móveis são fundamentais para nossa cidade, assim como as câmeras de monitoramento, como forma de coibir furtos, e roubos. Esses benefícios garantirão melhores condições de segurança da cidade”, completa André Tavares.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

7º Encontro dos Guardas Municipais do Interior de São Paulo.

Família Azul Marinho, anotem em suas agendas:

Dia 12 de agosto de 2013, das 08 às 17h30, na Cidade de Batatais.
No período da manhã teremos a honra de ter pela primeira vez a Frente Parlamentar em favor das GCMs, da Câmara dos Deputados Estaduais, em sessão fora da Capital Paulista, Imperdível!!!
No período da tarde a tradicional Reunião de Comandantes de GCMs, palestras, análise técnica do PL 1332 (Regulamentação Federal das GCMs) e Carreata pelas principais vias de Batatais.

GCMs, participem e mostrem nossa União, poder de articulação e organização!!!
Em breve maiores detalhes.
Organização: Associação dos GCMs do interior de SP
Presidente André Tavares.
Organização: GCM de Batatais/SP
Apoio: Carlinhos Silva

CREDENCIAMENTO DE INSTRUTOR DE ARMAMENTO E TIRO

GCMs que desejam ser Instrutor de Armamento e Tiro chegou a hora!!!

ESCOLA DE COMANDO E GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Prefeita acompanha andamento do programa “Crack, é possível vencer”

Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 18 de Julho de 2013 - 17h03
Ribeirão Preto aderiu ao programa e já neste segundo semestre, receberá curso de policiamento comunitário
Foto Divulgação

Em Brasília, prefeita Dárcy Vera e equipe acompanham andamento de programas

Durante o dia de trabalho em Brasília, nesta quinta-feira, 18, a prefeita Dárcy Vera esteve na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), onde tratou sobre o andamento do programa ‘Crack, é possível vencer’. Ribeirão Preto aderiu, no mês de maio, ao programa que oferece várias ações no segmento de segurança, saúde e assistência social, visando a prevenção, cuidado e tratamento de dependentes químicos.
De acordo com a analista técnica da Secretaria de Segurança Pública, Jucilene de Souza Silva, Ribeirão receberá duas bases comunitárias móveis, dotada de 20 câmeras de videomonitoramento fixo. “Uma das bases será administrada pela própria Prefeitura, por meio da Guarda Civil Municipal, e outra pelo Estado, através da Polícia Militar”, explicou Jucilene. A manutenção do equipamento será feita nos dois primeiros anos, pela Senasp.
O município receberá ainda, oito viaturas, a doação de armas não letais, bem como o curso de formação em policiamento comunitário para 80 guardas civis municipais, ministrado por profissionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública. “Na próxima terça-feira, dia 23, tratarei, no Ministério da Justiça, sobre o curso de policiamento comunitário, que contará com 160h de duração e será realizado ainda neste segundo semestre de 2013”, ressaltou o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares.
“A iniciativa prova que Ribeirão Preto tem um plano de ações integradas de enfrentamento ao crack, aprovado pelo Ministério da Justiça. As bases comunitárias móveis são fundamentais para nossa cidade, assim como as câmeras de monitoramento, como forma de coibir furtos, e roubos. Esses benefícios garantirão o melhoramento das condições de segurança da cidade”, destaca a prefeita Dárcy Vera.
Também estiveram presentes com a prefeita em Brasília, o coordenador de Projetos, Nério Costa; o coordenador de Metas, Oswaldo Ceoldo; e Marina Amorim, da Coordenadoria de Metas.
Programa Crack, é possível vencer - O programa Crack, é Possível Vencer foi lançado pela presidente da República, Dilma Rousseff, em dezembro de 2011, com um trabalho de parceria com estados, municípios e a sociedade em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. No total, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014, que serão investidos em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

PROJETO DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO SERÁ AMPLIADO EM PARCERIA COM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA

Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 17 de Julho de 2013 - 17h46
Instituição financeira anuncia parceria com o projeto Olhos de Águia
Diversas regiões da cidade serão beneficiadas com a iniciativa. Dentre elas, os bairros Quintino Facci II, Campos Elíseos, Vila Virgínia, Ipiranga, entre outros
Foto Mateus Ferreira

Mais Segurança: Prefeita, secretários e diretores de instituição financeira, durante anuncio de parceria, nesta quarta-feira

Buscando iniciativas que garantam mais segurança à população, a prefeita Dárcy Vera, acompanhada pelos secretários da Casa Civil, Layr Luchesi Junior, e da Fazenda, Sérgio Nalini, recebeu na manhã desta quarta-feira, 17, a visita do gerente regional do Bradesco, Luiz Rocha, e dos diretores Josué Pancini e Fernando Tenório, que anunciaram uma parceria com o projeto ‘Olhos de Águia’. A iniciativa contemplará a instalação de câmeras de segurança externa em 24 agências bancárias do grupo no município. Os equipamentos contarão com estrutura adequada e atenderão a legislação de segurança vigente.
“As informações obtidas através das câmeras serão compartilhadas pelo projeto ‘Olhos de Águia’, junto aos agentes de segurança da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. O objetivo é dar continuidade ao processo de ampliação do projeto, criado pela Administração Municipal, que apresentou a redução de cerca de 60% dos índices de furtos e roubos nas regiões atendidas”, explicou a prefeita Dárcy Vera, que na oportunidade solicitou atenção à região do Complexo Ribeirão Verde e se colocou à disposição para o processo de efetivação do novo projeto.
“A assinatura do projeto deverá ser realizada durante o segundo semestre deste ano”, afirmou o gerente regional da instituição, Luiz Rocha.
Olhos de Águia - Com objetivo de combater a violência, utilizando câmeras de monitoramento instaladas em pontos estratégicos, o projeto “Olhos de Águia” vem recebendo prioridade da Administração Municipal. Na primeira etapa, 17 câmeras foram instaladas. Já na segunda, foram sete em diversos bairros e 146 em órgãos e espaços públicos. Dentre os bairros atendidos estão o Centro, Campos Elíseos, Ipiranga, Jardim Paulista, entre outros.
Bairros que serão atendidos com a parceria: Jardim Califórnia, Centro, Monte Alegre, Quintino Facci II, Ipiranga, Vila Tibério, Vila Virgínia, Jardim Sumaré, Jardim São Luiz, Jardim América, Campos Elíseos, Vila Mariana, Jardim Canadá, Jardim Paulistano, Alto da Boa Vista, Nova Ribeirânia, entre outros.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

Base Comunitária do Parque Tom Jobim está com 70% das obras concluídas

 
Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 12 de Junho de 2013 - 13h12
As obras da 5ª Base da Guarda Civil Municipal implantada na cidade devem ser concluídas dentro de aproximadamente 50 dias
 
Foto Carlos Natal
 

Com 70 % das obras concluídas Base Comunitária da Guarda Civil Municipal, atenderá uma antiga reivindicação dos moradores da região

Com 70% das obras concluídas, a Base Comunitária da Guarda Civil Municipal, instalada dentro do Parque Tom Jobim (localizado entre as ruas Luiz A. Velludo, Cel. Américo Batista, e avenida Octávio Golfeto – no bairro José Sampaio) atenderá uma antiga reivindicação dos moradores da região. Com a conclusão da obra, prevista para 50 dias, incluindo a parte de construção e disposição de mobiliário, Ribeirão Preto terá a 5ª Base Comunitária implantada pela prefeita Dárcy Vera.
A primeira etapa da obra foi realizada com a parceria do Hospital São Paulo, que destinou recursos no valor aproximado de R$ 80 mil. O restante da obra já conta com a parceria da Companhia de Bebidas Ipiranga, que destina recursos por meio de TAC (Termo de Ajustamento e Conduta), no valor de R$ 150 mil. Segundo André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, esta Base Comunitária contará com dois andares, sendo composta de sala de reunião, sala de atendimento, almoxarifado, banheiros masculino e feminino, copa e terraço com visão superior do Parque.
“A base terá um guarda no local o tempo todo e de dois a quatro GCMs realizando patrulhamento a pé, de carro e moto, dependendo dos dias e horários de maior movimento no Parque. Nosso objetivo é estabelecer um trabalho de policiamento comunitário que permita a aproximação do GCM com a comunidade, criando vínculo de confiança e trabalho em parceria. Para auxiliar as ações de segurança no Parque, ainda pretendemos implantar o monitoramento eletrônico dentro do projeto de ampliação do Projeto Olhos de Águia 2”
A construção da Base Comunitária dentro do parque contribuirá ainda mais com a segurança e tranqüilidade do local, além de realizar um antigo pedido da comunidade que se utiliza o parque para praticar caminhadas, exercícios e o lazer em família. Tavares ainda esclarece que a cerca de 500 metros do Parque Tom Jobim já existe uma Base Comunitária da Guarda Civil Municipal implantada na Vila Tecnológica, que conta com um guarda civil atendendo a população e mais uma viatura com dois guardas patrulhando a região e atendendo as solicitações dos moradores.
O Parque Tom Jobim - É uma referência para os moradores do bairro e região, pois conta com uma área total de 64 mil m² e área do lago, que ocupa 8 mil m². O parque recebeu várias adequações, entre elas consertos e recolocação do alambrado e revitalização dos brinquedos utilizados pelas crianças, além de uma Academia ao Ar Livre e concretagem do piso da quadra, muito utilizada pelos moradores.
Bases Comunitárias implantadas pela prefeita Dárcy Vera:
Base Comunitária da GCM de Bonfim Paulista (localizada na rua Coronel José da Silva, nº 309, no Centro de Bonfim Paulista - implantada em 12 de novembro de 2010). Foi a primeira Base a ser implantada, de um total de cinco, que estão instaladas nos seguintes locais:
Base Comunitária da Região Sudeste (localizada na rua Benedito Tórtoro, s/n, ao lado do número 105 – inaugurada em 22 de junho de 2011 e que atende os bairros: São José, Roberto Benedetti (Bancários), Manoel Penna, Recreio Anhanguera, Recreio das Acácias e imediações);
Base Comunitária da Praça Rômulo Morandi (localizada na rua Luiz Barreto, entre as ruas Conde Francisco Matarazzo e José de Alencar. Beneficia cerca de 38 mil moradores. Foi instalada em 15 de dezembro de 2011;
Base Comunitária da região Norte - Implantada em 1º de junho de 2012) está localizada na rua Antônio Carlos Pinho Santana, na Vila Tecnológica, entre os bairros Maria Casagrande e Jardim Alexandre Balbo;
Base Comunitária do Parque Tom Jobim (instalada dentro do próprio Parque, localizado na rua Luiz A. Velludo, Cel. Américo Batista, avenida Octávio Golfeto – no bairro José Sampaio - e que já está com 70% de construção em andamento.
Completando as Bases Comunitárias, ainda há a Sede da GCM Sede da GCM - Localizada na rua Lafaiete, nº 1676 - no Bairro Vila Seixas e o Cabine da GCM instalada no Calçadão de Ribeirão Preto.
Base Comunitária Móvel e Projeto Olhos de Águia II - Paralelamente às Bases Comunitárias, a GCM alavancou seu trabalho de segurança na cidade desenvolvendo ações conjuntas com a Polícia Militar por meio de duas importantes iniciativas.Uma delas foi a instalação da Base Comunitária Móvel, mais um serviço implantado pelo atual governo em dezembro de 2012, e o outro foi o Projeto ‘Olhos de Águia II’, ampliado em maio de 2012, e que expandiu de 17 para 146 câmeras, passando a atender também órgãos e vários espaços públicos. Todas essas ações possibilitam maior segurança à população e agilidade e eficiência nos registros de ocorrências.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Social

GCM PRENDEU EM FLAGRANTE TRAFICANTE COM 75 PEDRAS DE CRACK NA PRAÇA SCHIMITH

No dia 08 de julho de 2013 a Viatura ROMU,por volta das 05h, surpreendeu um jovem de 18 anos com 75 pedras de crack exercendo a traficância na Praça Francisco Shmith, na baixada de Ribeirão Preto. O jovem que completou 18 anos a apenas 2 meses foi encaminhado a Central de Flagrantes e após ao Centro de Detenção Provisória.
Parabéns Guerreiros da Família Azul Marinho!!!

GCM DE RIBEIRÃO PRETO DÁ BOM EXEMPLO DURANTE MANIFESTAÇÕES

Durante as manifestações populares, a GCM de Ribeirão Preto permaneceu nos principais logradouros públicos trajando camiseta com os dizeres PAZ e deu exemplo de excelente atuação.
Parabéns aos GCMs!!!

7º BAILE DOS GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS

Família Azul Marinho e Amigos já está definida a data, o local e a Banda de nosso Tradicional Baile em Comemoração ao dia do GCM.
Será no dia 12 de outubro, no Ipanema Clube, em Ribeirão Preto e embalado pela renomada Banda Grupo Nós.
Buffet Completo (02 carnes, massa, sobremesa e bebida à vontade) POR APENAS R$80,00
Interessados tratar com a Organizadora do Evento GCMF Alexandra Santanna , através do telefone (16)3632-4747, em horário comercial.

GCM NA FEIRA DO LIVRO 2013


A Guarda Civil Municipal esteve presente na Feira do Livro 2013 garantindo a população segurança e tranquilidade durante suas compras e participação em palestras e shows. 
GCM - NOSSA PRESENÇA. SUA PROTEÇÃO!!!









FURTOU RESIDÊNCIA E FOI PRESO PELA GCM


Na noite do dia 31 de maio der 2013 os GCMs da VTR da Praça Romulo Morandi, nos Campos Eliseos, prenderam em flagrante delito meliante que havia acabado de furtar uma residência nas imediações da praça.
Parabéns aos GCMs!!!
GUARDA CIVIL MUNICIPAL. NOSSA PRESENÇA SUA PROTEÇÃO!!!

Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto participou do 1º Encontro dos Conselhos Municipais sobre Álcool e Drogas do Estado de São Paulo




No dia 24 de maio de 2013, a Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, representada pelo Superintendente GCM André Tavares, a Diretora operacional GCMF Lidiana e o GCM 1ª Cl Fortuna, participou do 1º Encontro dos Conselhos Municipais sobre Álcool e Drogas do Estado de São Paulo (COMAD). O evento que reuniu os COMADS de diversos municípios abordou temas de extrema importância para o combate e a prevenção ao álcool e outras drogas.

Ribeirão Preto assina termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’

 
Coordenadoria de Comunicação Social - Notícias
Ribeirão Preto, 24 de Maio de 2013 - 16h44
Ribeirão Preto assina termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’
Programa também beneficia municípios com bases comunitárias móveis, veículos, câmeras de videomonitoramento fixo, além de capacitação para guardas
 
Divulgação

André Tavares, representando o município de Ribeirão Preto, durante cerimônia de assinatura do termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’
 

O município de Ribeirão Preto, representado por André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, assinou nesta sexta-feira, dia 24, juntamente com mais 15 cidades, o termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’. A cerimônia foi realizada na Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, no Espaço da Cidadania, André Franco Montoro, em São Paulo.
De acordo com o programa, serão investidos aproximadamente R$ 220 milhões para reforçar a segurança pública e o atendimento em saúde e assistência social voltado ao cuidado e tratamento de dependentes químicos nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Preto, Sorocaba, Marília, Santos, Mogi das Cruzes, Mauá, Itaquaquecetuba, Osasco, Presidente Prudente, Carapicuíba, Araraquara, Jundiaí e Limeira.
Segundo André Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal, a assinatura deste termo de adesão ao Programa ‘Crack, é possível vencer’ confirma que Ribeirão Preto tem um plano de ações integradas de enfrentamento ao crack e outras drogas aprovado pelo Ministério da Justiça. “O programa nos oferece várias ações, no segmento de segurança, saúde e assistência social, visando à prevenção, cuidado e segurança”, destaca Tavares.
Ribeirão Preto, de acordo com André Tavares, deve receber até o mês de julho, duas Bases Comunitárias Móveis que atenderão, respectivamente, aos Complexos Ribeirão Verde e Paulo Gomes Romeo, dotando cada Base com 20 câmeras de videomonitoramento fixo, num total de 40 câmeras. “Além disso, o município ainda receberá quatro viaturas com quatro rodas e quatro viaturas com duas rodas, bem como curso de formação em policiamento comunitário para 80 guardas civis municipais, ministrado por profissionais da Secretaria Nacional de Segurança Pública e doação de armas não letais. As bases comunitárias móveis são fundamentais para nossa cidade, assim como as câmeras de monitoramento, como forma de coibir furtos, e roubos. Esses benefícios garantirão o  melhoramento das condições de segurança da cidade”, completa André Tavares.
A cerimônia de assinatura do termo de adesão ao programa também contou com a presença dos prefeitos e representantes dos municípios beneficiados; do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; da secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki; da secretária Nacional de Assistência Social adjunta, Valéria Gonelli, e do coordenador da Saúde Mental Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori.
Programa Crack, é possível vencer - Enfrentar o crack é compromisso de todos. O programa Crack, é Possível Vencer, lançado foi lançado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, em dezembro de 2011 irá trabalhar em parceria com estados, municípios e a sociedade em três eixos: prevenção, cuidado e segurança. No total, estão previstos R$ 4 bilhões em recursos federais até 2014, que serão investidos em ações de orientação da população, capacitação de profissionais, aumento da oferta de tratamento e atenção aos usuários, além do enfrentamento ao tráfico de drogas.


Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto - Praça Barão do Rio Branco, s/nº - Centro - CEP 14010-140 - Fone (16) 3977-9000
Desenvolvido por Coderp (Cia. de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto) e Coordenadoria de Comunicação Socia