quarta-feira, 30 de março de 2011
sexta-feira, 25 de março de 2011
Prefeitura inaugura Central de Comunicações e Monitoramento e Reforma de Salas do Departamento Operacional da Guarda Civil Municpal de Ribeirão Preto
Garantindo qualidade e eficiência no atendimento à população, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Guarda Civil Municipal inaugura, nesta segunda-feira, dia 28, às 10h, a nova Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM). A divisão, que presta diversos serviços de segurança e prevenção por meio dos telefones 199 e 3632-4747, durante 24h, em todos os dias da semana, registra as solicitações da população, providenciando o pronto-atendimento.
Instalada na Base da Guarda Civil Municipal, a CECOM também verifica antecedentes criminais e placas de veículos por meio do Sistema Infoseg, além de monitorar 19 câmeras internas da Base da Guarda Civil Municipal, cerca de 80 câmeras instaladas nas unidades de saúde (UBDSs Central, Leste, Sul, Norte, Secretaria da Saúde) e câmeras instaladas no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves.
"A inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento é um marco histórico para a Guarda Civil Municipal e atende a um antigo anseio da corporação. Esta ação representa a eficiência no atendimento à população”, explica o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares. “A comunicação e o uso de tecnologia moderna são instrumentos indispensáveis para as instituições de Segurança e esse é o norte pelo qual nos guiamos", emenda.
Com a inauguração da nova central, foram ampliados os números de guardas que atuam neste departamento, além de aquisição, em parceria com a Secretaria de Saúde, de equipamentos modernos, que aperfeiçoaram o monitoramento eletrônico das Unidades de Saúde. Desta forma, o uso da tecnologia, que vai ao encontro do Programa Ribeirão Digital, deve beneficiar também a Defesa Civil Municipal, que ganha estrutura e melhores condições para promover a prevenção, socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, humanos e tecnológicos.
Na oportunidade será entregue a reforma da sala do departamento operacional do órgão. “Esta inauguração é de extrema importância para o êxito dos serviços prestados. Por meio de análise técnica e de um trabalho de inteligência, são definidas uma série de atividades, como escala dos guardas, elaboração de planejamentos preventivos e importantes operações, como reintegrações de posse, controle de distúrbio civil, desfavelamentos, entre outros”, explica Tavares.
O Departamento Operacional também elabora mapeamento dos locais públicos com maior índice de violência e criminalidade. Desta maneira, são desenvolvidas ações em conjunto com as demais instituições policiais, visando a intensificação de patrulhamentos e operações para garantir a proteção do patrimônio. Para a diretora operacional da GCM, a reforma do departamento, assim como a inauguração da CECOM são importantes iniciativas do atual governo. “Proporcionam condições mais dignas de atendimento aos guardas, trazendo motivação aos servidores, o que se traduz em excelência dos serviços prestados à população", enfatiza a diretora operacional Lidiane Alves Standoro.
FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL
- Às 14 horas, através da parceria IPECS/ABRAPAM, será aplicado o segundo curso: Defesa Pessoal Urbana Contra Terrorismo, ministrado pelo IPECS/CESDH, no auditório da GM Macaé.
- Ás 16 horas, acontecerá o Encontro Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, no salão nobre da Câmara Municipal de Macaé. Haverá palestra com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Dra. Regina Miki que ouvirá dos gestores, sugestões ao Governo Federal; apresentação do Sistema de Informações das Guardas Municipais (SISGM); além da indicação de representantes para a eleição da diretoria do CNGM (biênio 2012/2013) e da cidade sede do IV Fórum Fluminense de Segurança Municipal a se realizar em 2012.
Programação do dia 8:
- Às 8h45, acontecerá a abertura oficial do evento.
Riverton Mussi - Prefeito de Macaé;
Regina Miki - Secretária Nacional de Segurança Pública
Sérgio Ricardo de França Coelho - Secretário Geral do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM) e presidente do Instituto IPECS;
Jean Franco Manhães de Carvalho - Secretario Municipal de Ordem Pública de Macaé;
Ronaldo Fontes Linhares - Vice Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais para o Estado do Rio de Janeiro e Corregedor da GM Macaé;
Mauricio Mendonça Villar - Presidente da União Nacional dos Guardas Civis Municipais do Brasil – UNGCM;
Vereador Paulo Fernando Martins Antunes – Presidente da Câmara Municipal de Macaé;
Cel. Cid Tavares Rodrigues - Comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar.
- Às 9h30 a Regulamentação das Guardas Municipais Frente ao Atual Cenário Político Nacional será debatida.
- Ás 14 horas, o assunto será a Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento) - mitos e verdades sobre o porte de armas para as Guardas Municipais.
Às 15h30, Gestão de Competências e Remuneração Estratégica nas Guardas Municipais.
O encerramento do evento será às 17 horas, com a composição da mesa de encerramento, apresentação e leitura do documento escrito durante o Fórum, e as considerações Finais.
Informações e inscrições: Pelo site: www.ipecs.org.br
Ou pelos telefones (22) 2773 0440 GM Macaé / ou (13) 3223-9960 IPECS.
quarta-feira, 16 de março de 2011
FÓRUM SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA NO ROTARY JD PAULISTA - RIBEIRÃO PRETO
- Dr. Luiz Henrique Pacini Costa (Promotor de Justiça de Ribeirão Preto e Membro do ENASP – Estratégia Nacional de Segurança Pública);
sábado, 12 de março de 2011
GCM DE RIBEIRÃO PRETO LOCALIZOU VEÍCULO FURTADO
terça-feira, 8 de março de 2011
SEÇÃO "GCM ORGULHO DA FAMÍLIA AZUL MARINHO"
GUARDA CIVIL MUNICIPAL É CAMPEÃO PANAMERICANO DE JIU-JITSU
GUARDA CIVIL MUNICIPAL É VICE-CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU
GUARDAS CIVIS MUNCIPAIS DE CARREIRA ASSUMIRAM O COMANDO DAS GCM´S DE CATANDUVA E ARARAQUARA
Guarda Civil Municipal faz Operação Especial de Carnaval em Ribeirão Preto e Bonfim Paulista
A Operação Carnaval consta de um trabalho intenso que reuniu cerca de 60 guardas civis municipais que fizeram a vigilância e segurança dos locais dos desfiles. “Esta ação aconteceu simultaneamente às vistorias de preservação interna e externa (com a utilização de viaturas) dos patrimônios públicos, bem como aos trabalhos regulares de rondas noturnas e diurnas que garantem a manutenção da paz social”, explica André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.
O trabalho da Guarda Civil Municipal durante o Carnaval, garantiu aos foliões diversão com maior tranqüilidade e segurança. “Uma festa onde todos puderam participar. Uma festa destinada à família ribeirão-pretana e bonfinense”, finaliza Tavares.
FOTOS DE TIAGO MORGAN
segunda-feira, 7 de março de 2011
Ribeirão Preto sedia 6ª Reunião Regional entre Comandantes de Guardas Civis Municipais
Entre as autoridades presentes estavam Carlos Augusto de Souza Silva, Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de São Paulo e também componente do Grupo de Trabalho (GT) que discute a Regulamentação Federal das Guardas Civis Municipais; Sérgio de França Coelho, Diretor do Instituto de Pesquisa e Estudos de Segurança Pública Municipal; Maurício Villar, Presidente da União Nacional de Guardas Civis Municipais,
Segundo André Luiz Tavares, Superintendente da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, este encontro registrou um momento muito importante, de definições. “As propostas e sugestões debatidas neste encontro regional serão apresentadas pelo Grupo de Trabalho em Brasília, resultando assim na definição em âmbito Federal das atribuições das Guardas Civis Municipais”, explica André Tavares. “Pedimos que o Governo Federal concretize os princípios e diretrizes para as GCM´s aprovados na Conferência Nacional de Segurança Pública de 2010”, observa Tavares.
Este evento é uma continuidade da iniciativa da Guarda Municipal de Ribeirão Preto, que organizou e sediou, em fevereiro de 2010, a 1ª Reunião de Comandantes, inclusive com a participação da prefeita Dárcy Vera. Além de Ribeirão Preto, mais 15 municípios participaram deste encontro, entre eles: Cajuru, Araraquara, São Paulo, Santos, Leme, Ibaté, Monte Azul Paulista, Vista Alegre do Alto, Serrana, Catanduva, Sertãozinho, Bebedouro, Taiaçu, Guaíra e Monte Alto.
Guarda Civil Municipal e Defesa Civil de Ribeirão Preto contabiliza mais de 150 toneladas de donativos enviados ao Rio de Janeiro
Solidariedade humana: Ribeirão-pretano atende chamado da Prefeitura e colabora com famílias da região Serrana do Rio
“Agradecemos o envolvimento de empresas e da população, que se sensibilizou e contribuiu para que pudéssemos ultrapassar as expectativas de doação”, disse Tavares. Dentre as ações, foram realizados mutirões de arrecadação casa a casa, concentração de equipes para arrecadação em praças de diversas regiões, parceria com empresas e instituições, tais como ACI, OAB, Câmara Municipal, Bombeiros, Aeroclube de Ribeirão Preto, Cooperativa Mãos Dadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Maçonaria, Demolays, Escoteiros, dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, Viação Cometa e Rápido Ribeirão, RS Transportes, Aviação Passaredo e Web Jet, Ribeirão Jovem, Secretaria de Assistência Social, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria da Cultura, além das demais Secretarias Municipais.
Durante a campanha foram arrecadados alimentos não perecíveis, leite e produtos como colchonetes, cobertores, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e higiene pessoal.
FOTOS DA CAMPANHA SOS RIO DE JANEIRO
GCM´s e Demolays: descarregamento de donativos no Banco de alimentos
GCM´s, Escoteiros e Demolays carregando donativos na Base GCM
Donativos arrecadados
GCM´s e Demolays
Voluntários descarregando + 1 caminhão de donativos
GCM´s descarregando caminhão de água