Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Defesa Civil está em alerta sobre riscos de chuvas fortes e tempestades

Trabalho conjunto com secretarias municipais mantém equipes preparadas para atender a população em casos de ocorrências emergenciais

Guarda Civil Municipal em Ação

Atendendo determinação da prefeita Dárcy Vera, os órgãos e secretarias municipais (Infraestrutura, Casa Civil, Assistência Social, Coordenadoria de Limpeza Urbana, Transerp, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros) que atuam conjuntamente nas ações na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), estão mantendo regularmente, equipes preparadas, neste período de chuvas, para atender a população em casos de ocorrências emergenciais.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura atende as emergências pelo telefone 3968-8650 para os casos de enchentes, quedas de barreiras ou pontes nas estradas de rodagem do município. Nos casos de necessidade de podas de árvores e recolhimentos de entulhos e galhos, a Coordenadoria de Limpeza Urbana atende pelo telefone 3968-8663.
O atendimento direto às famílias é feito pelas equipes da Assistência Social, pelo telefone 161. As ocorrências que dependem da atuação da Transerp, quanto à manutenção semafórica, sinalização de ruas e avenidas e demais orientações devem ser feitas no telefone 3934-9543 ou 3934-9589.
A Guarda Civil Municipal se encarrega de todo trabalho de socorro e segurança à população atingida, atendendo as emergências pelo telefone 3632-4747. Paralelamente ao trabalho da Guarda está o do Corpo de Bombeiros que atua em todas as ações de socorro, atendendo a população pelo número 193.
A Coordenadoria de Defesa Civil atende em regime de plantão 24 horas e pode ser acionada em casos de enchentes, calamidades ou desabamentos, pelo telefone 199.
Segundo André Luiz Tavares, coordenador da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, a COMDEC está preparada para agir dividindo suas ações em prevenção, socorro, assistência e recuperação destinadas a evitar ou minimizar os desastres e restabelecer a normalidade social. “Nosso trabalho acontece antes, durante e após a ocorrência de alguma situação de calamidade ou catástrofe natural”, explica Tavares.
Vale ressaltar que o trabalho conjunto da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil com as secretarias municipais envolve ainda o Fundo Social de Solidariedade, secretarias de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Esporte, Obras, Planejamento e Negócios Jurídicos; além, dos setores de Comunicação Social, Daerp, Câmara Municipal, Poder Judiciário, OAB, e outras entidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário