Powered By Blogger

sábado, 9 de junho de 2012

ENCONTRO DE GUARDAS CIVIS MUNICIPAIS DO INTERIOR DE SÃO PAULO EM GUAÍRA

Participaram do evento as seguintes cidades: Ribeirão Preto, Bebedouro, Serrana, Campinas, Leme, São Paulo, Botucatu, Catanduva, Ilha Solteira, Araraquara, Santa Barbara Doeste, Sertãozinho.
As 09:00hs foi dada a abertura dos trabalhos onde a mesa foi composta pelas autoridades: Prefeito de Guaira Carlos Augusto; Comandante da Guarda Civil Municipal de Ribeirão  Preto e Presidente da Associação dos GCMs do Interior de SP André Tavares; Vereador João Francisco Barbosa; Secretaria de Esportes Paulo Rocca. O prefeito Municipal José Carlos usou a palavra dando boas vindas a todos os presentes e elogiou o trabalho da Guarda Civil de Guairá em seus vinte e cinco anos de existência, falou que sempre teve uma preocupação com todos os membros da Guarda Municipal de Guairá.
Casa da Cultura de Guaíra que sediou o
Encontro de GCMs do Interior de SP
Palestra do CMT Cícero da GCM de São Bernardo do Campo
As 09:45 deu-se inicio ao ciclo de palestras em que o GCM Cicero da cidade de São Bernardo dos Campos falou da Descentralização da Guarda Civil Municipal de São Bernardo dos Campos com a criação de inspetorias regionais onde a população elencou a necessidade através das votações nas plurianuais.

Palestra do Presidente da ABRAGUARDAS CD Farias
Em seguida o CD Farias da ABRAGUARDAS da cidade de São Paulo falou sobre a aposentadoria especial, que na cidade de São Paulo impetrou alguns processos e que também foi apresentado um projeto na Câmara Municipal de São Paulo, o qual esta em tramitação mas ainda não contempla os Guardas Civis, também falou de São Luis do Maranhão, primeira cidade que aprovou a aposentadoria especial para os Guardas Civis, na qual o executivo encaminhou o projeto e o legislativo aprovou dando o direito ao Guarda de São Luiz aposentar com vinte anos na função e dez de contribuição para homens e quinze anos na função e dez fora para as  mulheres.
Relatou também sobre a questão das Guardas serem armadas, relatou o caso de Matão onde os Guardas ganharam no tribunal o direito de ser armados em serviço e fora dele, mesmo sendo contra gosto da administração Municipal. 
Palestra do Dr Michel da Silva
O advogado Dr Michel da Silva falou sobre os problemas jurídicos enfrentados que as Guardas Civis Municipais tem enfrentado, citou algumas Guardas que tem ganhado o direito de poder portar arma de fogo em serviço e fora dele inclusive sobre a situação em algumas Guardas de cidades com população menor de cinquenta mil habitantes

SERRANA SEDIARÁ O PRÓXIMO ENCONTRO DE GCMs DO INTERIOR DE SP
Na sequencia o Presidente da Associação dos GCMs do Interior de São Paulo GCM André Tavares colocou em votação a próxima cidade onde deverá acontecer o próximo encontro regional, ficando a cidade de Serrana eleita e que o V Encontro de GCMs do Interior de SP será em setembro de 2012.

Palestra do Secretário de Segurança de Sta Bárbara Doeste GCM Eliel Miranda
No período da tarde os trabalhos foi retomado as 14:00 hs e foi dada a palavra para o Secretario de Segurança da cidade de Santa Barbara do Oeste, o qual, fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela Guarda Civil de Santa Barbara do Oeste, que tem relevantes serviços prestados a população, falou de sua paixão pela corporação, na qual, é primeiramente Guarda Civil Municipal e hoje está como secretario. O Secretario falou da articulação que fez junto aos poderes em seu município para que elaborassem o projeto de alteração da lei orgânica dando o poder para a Guarda Civil da cidade atuar junto a população, desta forma, colocou a situação atual em prol de todos os munícipios respeitando sempre a individualidade e necessidade de cada um inclusive tudo o que se tem feito ao longo da historia em que muitos tem se empenhado com apresentações de projetos de leis e até Pfroposta de Emenda a Constiuição - PEC.
O Comandante de Bebedouro fez uso da palavra dizendo que na sua cidade já foi feito uma alteração da lei orgânica com dizeres parecidos com a alteração feita em Santa Barbara. Foi dado a oportunidade para que os participantes do evento tirassem suas dúvidas, onde muitas perguntas foram dirigidas ao Secretario. 
 Palestra do Advogado Dr Marcelo 
O Dr Marcelo abordou temas do cotidiano dos GCM´s e tirou dúvidas dos GCMs.
 CMT GCM André Tavares presidindo o debate sobre a Regulametação das GCMs
Na sequencia foi formada uma mesa por Comandantes de GCMs presentes para debater sobre o texto do Projeto de Lei (PL) 1332/2003, que regulamenta as atividades das GCM´s em nível federal,  aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. 
 Coffee Break 

Almoço da Família Azul Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário