Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de março de 2011

Prefeitura inaugura Central de Comunicações e Monitoramento e Reforma de Salas do Departamento Operacional da Guarda Civil Municpal de Ribeirão Preto

Prestando diversos serviços de segurança à população, central será inaugurada nesta segunda-feira, dia 28, na sede da Guarda Civil Municipal Reforma da sala do Departamento Operacional da Guarda Civil Municipal será entregue junto à Central de Comunicações e Monitoramento

Garantindo qualidade e eficiência no atendimento à população, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Guarda Civil Municipal inaugura, nesta segunda-feira, dia 28, às 10h, a nova Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM). A divisão, que presta diversos serviços de segurança e prevenção por meio dos telefones 199 e 3632-4747, durante 24h, em todos os dias da semana, registra as solicitações da população, providenciando o pronto-atendimento.
Instalada na Base da Guarda Civil Municipal, a CECOM também verifica antecedentes criminais e placas de veículos por meio do Sistema Infoseg, além de monitorar 19 câmeras internas da Base da Guarda Civil Municipal, cerca de 80 câmeras instaladas nas unidades de saúde (UBDSs Central, Leste, Sul, Norte, Secretaria da Saúde) e câmeras instaladas no cruzamento das avenidas Francisco Junqueira e Jerônimo Gonçalves.
"A inauguração da Central de Comunicações e Monitoramento é um marco histórico para a Guarda Civil Municipal e atende a um antigo anseio da corporação. Esta ação representa a eficiência no atendimento à população”, explica o superintendente da Guarda Civil Municipal, André Tavares. “A comunicação e o uso de tecnologia moderna são instrumentos indispensáveis para as instituições de Segurança e esse é o norte pelo qual nos guiamos", emenda.
Com a inauguração da nova central, foram ampliados os números de guardas que atuam neste departamento, além de aquisição, em parceria com a Secretaria de Saúde, de equipamentos modernos, que aperfeiçoaram o monitoramento eletrônico das Unidades de Saúde. Desta forma, o uso da tecnologia, que vai ao encontro do Programa Ribeirão Digital, deve beneficiar também a Defesa Civil Municipal, que ganha estrutura e melhores condições para promover a prevenção, socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, humanos e tecnológicos.
Na oportunidade será entregue a reforma da sala do departamento operacional do órgão.
“Esta inauguração é de extrema importância para o êxito dos serviços prestados. Por meio de análise técnica e de um trabalho de inteligência, são definidas uma série de atividades, como escala dos guardas, elaboração de planejamentos preventivos e importantes operações, como reintegrações de posse, controle de distúrbio civil, desfavelamentos, entre outros”, explica Tavares.
O Departamento Operacional também elabora mapeamento dos locais públicos com maior índice de violência e criminalidade. Desta maneira, são desenvolvidas ações em conjunto com as demais instituições policiais, visando a intensificação de patrulhamentos e operações para garantir a proteção do patrimônio. Para a diretora operacional da GCM, a reforma do departamento, assim como a inauguração da CECOM são importantes iniciativas do atual governo. “Proporcionam condições mais dignas de atendimento aos guardas, trazendo motivação aos servidores, o que se traduz em excelência dos serviços prestados à população", enfatiza a diretora operacional Lidiane Alves Standoro.

FÓRUM NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA MUNICIPAL

CIRCUITOS ESTADUAIS
ETAPA FLUMINENSE
07 e 08 de Abril de 2011 - MACAÉ RJ
Programação do dia 7:
- Às 9 horas, pela parceria IPECS ABRAPAM, será ministrado o curso: “Guarda Municipal e Direitos Humanos – Poder de Policia e Competência”.

- Às 14 horas, através da parceria IPECS/ABRAPAM, será aplicado o segundo curso: Defesa Pessoal Urbana Contra Terrorismo, ministrado pelo IPECS/CESDH, no auditório da GM Macaé.

- Ás 16 horas, acontecerá o Encontro Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança, no salão nobre da Câmara Municipal de Macaé. Haverá palestra com a Secretária Nacional de Segurança Pública, Dra. Regina Miki que ouvirá dos gestores, sugestões ao Governo Federal; apresentação do Sistema de Informações das Guardas Municipais (SISGM); além da indicação de representantes para a eleição da diretoria do CNGM (biênio 2012/2013) e da cidade sede do IV Fórum Fluminense de Segurança Municipal a se realizar em 2012.

Programação do dia 8:

- Às 8h45, acontecerá a abertura oficial do evento.
A mesa será composta por:
Riverton Mussi - Prefeito de Macaé;
Regina Miki - Secretária Nacional de Segurança Pública
Sérgio Ricardo de França Coelho - Secretário Geral do Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM) e presidente do Instituto IPECS;
Jean Franco Manhães de Carvalho - Secretario Municipal de Ordem Pública de Macaé;
Ronaldo Fontes Linhares - Vice Presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais para o Estado do Rio de Janeiro e Corregedor da GM Macaé;
Mauricio Mendonça Villar - Presidente da União Nacional dos Guardas Civis Municipais do Brasil – UNGCM;
Vereador Paulo Fernando Martins Antunes – Presidente da Câmara Municipal de Macaé;
Cel. Cid Tavares Rodrigues - Comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar.

- Às 9h30 a Regulamentação das Guardas Municipais Frente ao Atual Cenário Político Nacional será debatida.

- Ás 14 horas, o assunto será a Lei 10.826 (Estatuto do Desarmamento) - mitos e verdades sobre o porte de armas para as Guardas Municipais.

Às 15h30, Gestão de Competências e Remuneração Estratégica nas Guardas Municipais.

O encerramento do evento será às 17 horas, com a composição da mesa de encerramento, apresentação e leitura do documento escrito durante o Fórum, e as considerações Finais.

Informações e inscrições: Pelo site: www.ipecs.org.br
Ou pelos telefones (22) 2773 0440 GM Macaé / ou (13) 3223-9960 IPECS.


quarta-feira, 16 de março de 2011

FÓRUM SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA NO ROTARY JD PAULISTA - RIBEIRÃO PRETO

FÓRUM SEGURANÇA PÚBLICA E CIDADANIA
NO ROTARY JD PAULISTA - RIBEIRÃO PRETO
Data: 27 de março de 2011 (Domingo)
Horário: 20 horas
Local: Sede dos Rotarianos (R. Cel. Luiz da Silva Batista, nº 285, Jd. Irajá)
Inscrições gratuitas!
Entrada: doação de 1 litro de leite!
Vagas limitadas!
Ao final, serão expedidos certificados de participação.
Inscrições e melhores informações: rtge@hotmail.com, 9185.1310 (Ricardo Teixeira) ou comigo (Joaquim)
Inédito na cidade, o evento contará com as brilhantes participações:
- Dr. João Agnaldo Donizeti Gandini (Juiz de Direito e Diretor do Fórum da Comarca de Ribeirão Preto);
- Dr. Luiz Henrique Pacini Costa (Promotor de Justiça de Ribeirão Preto e Membro do ENASP – Estratégia Nacional de Segurança Pública);
- Dr. Luiz Carlos Bento (Advogado Criminalista);
- Dr. José Gonçalves Neto (Delegado de Polícia da DIG).

sábado, 12 de março de 2011

GCM DE RIBEIRÃO PRETO LOCALIZOU VEÍCULO FURTADO

No dia 09 de janeiro de 2011, às 04 h, viatura da GCM em patrulhamento nas imediações do Parque Permanente de Exposições localizou o veículo FIAT Fiorino, ano 1998, que havia sido furtado na Avenida Mogiana. Diante dos fatos, os GCM´s apresentaram a ocorrência no Plantão Policial e o veículo foi restituído ao seu legítimo proprietário.
Parabéns aos GCM´s que demonstraram profissionalismo e tirocínio policial.

terça-feira, 8 de março de 2011

SEÇÃO "GCM ORGULHO DA FAMÍLIA AZUL MARINHO"

Se você conhece algum Guarda Civil Municipal (GCM) que tem se destacado em alguma área, seja ela esportiva, intelectual, cultural, profissional, ação social . . . mande a matéria para o e-mail andre1tavares@hotmail.com e vamos divulgar na Seção "GCM ORGULHO DA FAMÍLIA AZUL MARINHO".
Iniciaremos essa seção com 2 GCM´s de Araraquara que se destacaram conquistando importantes títulos esportivos na modalidade Arte Marcial - Jiu-Jitsu.
Você pode indicar o próximo "GCM ORGULHO DA FAMÍLIA AZUL MARINHO" - mande sua matéria para apreciação.
Saudações Azul Marinho!!!
GCM André Tavares
Comandante
GCM RIBEIRÃO PRETO

GUARDA CIVIL MUNICIPAL É CAMPEÃO PANAMERICANO DE JIU-JITSU

Após conquistar o 2° lugar no Sul-americano e no Mundial de Jiu-Jitsu, realizado em São Paulo, o Guarda Civil Municipal de Araraquara Santos atleta da academia Tomiyama que tem como responsável o Sensei Silvo Iassu 3°DAN, o guarda municipal conquistou o lugar mais alto no podium no Panamericano de Jui-Jitsu 2010 realizado na Associação Portuguesa Esportes em Brasília – DF . O GCM agradece o apoio prestado pelos seus parceiros de trabalho e todos atletas da academia assim como comerciantes que apoiaram na viagem.
Parabéns Santos, você é "ORGULHO DA FAMÍLIA AZUL MARINHO"!!!

GUARDA CIVIL MUNICIPAL É VICE-CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU

O Guarda Civil Municipal de Araraquara e lutador da Academia Tomiyama, Sirio Magalhães Jr, sagrou-se Vice-Campeão Mundial Profissional de Jiu-Jitsu após 3 lutas em sua categoria (faixa azul peso médio-82kg)O Campeonato organizado pela WLPJJ (World League Pro Jiu Jitsu) aconteceu dias 4 e 5 de Dezembro no Colégio Magno em São Paulo, contou com a presença de mais de 3 mil atletas de todo Brasil e diversos paises do mundo como: EUA, Canadá, Costa Rica, Argentina, Inglaterra, Emirados Árabes (Abu Dhabi) entre outros. Diversos atletas profissionais que lutam em outros países vieram competir neste evento que, nas categorias Absoluto Open feminino e masculino houve disputa pelo cinturão dos vencedores do ano passado com os deste ano, além de uma boa premiação em dinheiro, mais de R$100.000,00, divididos em todas as categorias.Magalhães agradece primeiro a Deus e sua família, o apoio de seu técnico Silvio Iassu Tomiyama que sempre esteve presente em todas as suas competições, amigos de treino e aos colegas que lhe incentivam na GCM a sempre continuar lutando.Todo o evento foi coberto pelo canal de lutas X-Combate e pela revista Tatame que são algumas da principais mídias deste segmento.
Parabéns GCM Sirio Magalhães Jr, você é "ORGULHO DA FAMÍLIA AZUL MARINHO"!!!

GUARDAS CIVIS MUNCIPAIS DE CARREIRA ASSUMIRAM O COMANDO DAS GCM´S DE CATANDUVA E ARARAQUARA


O Guarda Civil Municipal Hélio Montani, que ocupava o cargo de corregedor assumiu o Comando da GCM de Catanduva em substituição ao Capitão PM Roberto Vicente Crivelaro.
Recentemente o Prefeito Barbieri de Araraquara também nomeou o GCM de carreira Amorim para o Comando da Instituição.
Tais fatos vem a fortalecer o movimento dos Guardas Civis Municipais que defendem que as Instituições GCM´s sejam comandadas por GCM´s de Carreira, bem como reconhecimento da capacidade dos GCM´s para administrarem suas Corporações.
Assim que assumiu o Comando o GCM Montani já mostrou serviço e buscou armamentos de qualidade para os GCM´s, vejamos:

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Catanduva recebeu armamento novo. A arma é uma pistola Taurus PT 59S calibre 380, com capacidade para 19 tiros. As novas armas foram entregues pela Prefeitura nas mãos do novo comandante da GCM, Hélio Montani Carlos, e do subcomandante, Luiz Carlos Larocca. Os equipamentos estão prontos para uso. O investimento da Prefeitura foi de R$24.990. Atualmente o efetivo da GCM possui armas de defesa como bastão de tonfa, pistola calibre 380 e gás de pimenta. “A última vez que recebemos armamento foi em 2006 e com o aumento do efetivo sentimos a necessidade de mais armas de fogo para os 26 guardas que se formaram no final de 2009”, destaca o comandante Hélio Montani Carlos.
"Parabéns e Boa Sorte aos Irmãos GCM´s (Montani e Amorim) que assumiram a nobre Missão de Comandar as GCM´S!!! Contem com o apoio de Ribeirão Preto", destaca André Tavares.

Guarda Civil Municipal faz Operação Especial de Carnaval em Ribeirão Preto e Bonfim Paulista

Cerca de 60 Guardas Civis Municipais participaram da Operação
Atendendo determinação da prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, a Guarda Civil Municipal realizou de 5 a 8 de março, uma Operação Especial de Carnaval. O trabalho atendeu aos eventos carnavalescos realizados, tanto em Ribeirão Preto quanto em Bonfim Paulista, e que reuniram centenas de foliões.
A Operação Carnaval consta de um trabalho intenso que reuniu cerca de 60 guardas civis municipais que fizeram a vigilância e segurança dos locais dos desfiles. “Esta ação aconteceu simultaneamente às vistorias de preservação interna e externa (com a utilização de viaturas) dos patrimônios públicos, bem como aos trabalhos regulares de rondas noturnas e diurnas que garantem a manutenção da paz social”, explica André Luiz Tavares, superintendente da Guarda Civil Municipal.
O trabalho da Guarda Civil Municipal durante o Carnaval, garantiu aos foliões diversão com maior tranqüilidade e segurança. “Uma festa onde todos puderam participar. Uma festa destinada à família ribeirão-pretana e bonfinense”, finaliza Tavares.

FOTOS DE TIAGO MORGAN

























segunda-feira, 7 de março de 2011

ANDRE TAVARES FALA NO 1º SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA PUBLICA DE RIB PRETO SP

Ribeirão Preto sedia 6ª Reunião Regional entre Comandantes de Guardas Civis Municipais

Evento une comandos dos municípios da região visando ouvir sugestões e propostas que possam definir, em âmbito Federal, as atribuições da Guarda Civil Municipal

Ribeirão Preto sediou na segunda-feira, dia 21 de fevereiro, a 6ª Reunião Regional entre Comandantes de Guardas Civis Municipais. O evento, realizado no Salão Nobre da Câmara Municipal, objetivou ouvir sugestões e propostas dos comandos dos municípios da região para que se que possa definir, em âmbito Federal, as atribuições da Guarda Civil Municipal.
Entre as autoridades presentes estavam Carlos Augusto de Souza Silva, Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de São Paulo e também componente do Grupo de Trabalho (GT) que discute a Regulamentação Federal das Guardas Civis Municipais; Sérgio de França Coelho, Diretor do Instituto de Pesquisa e Estudos de Segurança Pública Municipal; Maurício Villar, Presidente da União Nacional de Guardas Civis Municipais,

Segundo André Luiz Tavares, Superintendente da Guarda Civil Municipal de Ribeirão Preto, este encontro registrou um momento muito importante, de definições. “As propostas e sugestões debatidas neste encontro regional serão apresentadas pelo Grupo de Trabalho em Brasília, resultando assim na definição em âmbito Federal das atribuições das Guardas Civis Municipais”, explica André Tavares. “Pedimos que o Governo Federal concretize os princípios e diretrizes para as GCM´s aprovados na Conferência Nacional de Segurança Pública de 2010”, observa Tavares.

Este evento é uma continuidade da iniciativa da Guarda Municipal de Ribeirão Preto, que organizou e sediou, em fevereiro de 2010, a 1ª Reunião de Comandantes, inclusive com a participação da prefeita Dárcy Vera. Além de Ribeirão Preto, mais 15 municípios participaram deste encontro, entre eles: Cajuru, Araraquara, São Paulo, Santos, Leme, Ibaté, Monte Azul Paulista, Vista Alegre do Alto, Serrana, Catanduva, Sertãozinho, Bebedouro, Taiaçu, Guaíra e Monte Alto.

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil de Ribeirão Preto contabiliza mais de 150 toneladas de donativos enviados ao Rio de Janeiro

Guarda Civil Municipal e Defesa Civil reuniu os parceiros da campanha para agradecer e contabilizar os donativos enviados


Superintendente André Tavares, da Guarda Civil Municipal; Jason Albuquerque, do Ribeirão Jovem; secretária Maria Sodré, de Assistência Social; acompanham a prefeita Dárcy Vera no encaminhamento dos produtos arrecadados para os desabrigados do Rio de Janeiro
Solidariedade humana: Ribeirão-pretano atende chamado da Prefeitura e colabora com famílias da região Serrana do Rio

Parceria: Ações da Campanha SOS RIO de iniciativa da Prefeitura de Ribeirão Preto resultaram na captação de mais de 150 toneladas de donativos

“A integração entre poder público, privado e sociedade civil garantiu o sucesso na captação de donativos para as vítimas das inundações e desmoronamentos nas regiões serranas do Rio de Janeiro”, ressaltou o superintendente da Guarda Civil Municipal e Coordenador da Defesa Civil, André Tavares, na quarta-feira, dia 9 de fevereiro, durante uma reunião entre os parceiros da campanha, organizada pela Prefeitura de Ribeirão Preto. A ação, que durou cerca de 20 dias, teve como resultado captação e envio de mais de 150 toneladas à Defesa Civil das cidades no Rio de Janeiro atingidas pelo maior desastre natural em número de mortos no País.
“Agradecemos o envolvimento de empresas e da população, que se sensibilizou e contribuiu para que pudéssemos ultrapassar as expectativas de doação”, disse Tavares. Dentre as ações, foram realizados mutirões de arrecadação casa a casa, concentração de equipes para arrecadação em praças de diversas regiões, parceria com empresas e instituições, tais como ACI, OAB, Câmara Municipal, Bombeiros, Aeroclube de Ribeirão Preto, Cooperativa Mãos Dadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Maçonaria, Demolays, Escoteiros, dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, Viação Cometa e Rápido Ribeirão, RS Transportes, Aviação Passaredo e Web Jet, Ribeirão Jovem, Secretaria de Assistência Social, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria da Cultura, além das demais Secretarias Municipais.
Durante a campanha foram arrecadados alimentos não perecíveis, leite e produtos como colchonetes, cobertores, fraldas descartáveis, materiais de limpeza e higiene pessoal.

FOTOS DA CAMPANHA SOS RIO DE JANEIRO

Ribeirão Preto enviou cerca de 150 toneladas de donativos às vítimas das chuvas no Rio de Janeiro e isso só foi possível graças a solidariedade de nosso povo e também pela dedicação e altruísmo de pessoas que doaram parte de seu tempo para trabalhar nessa ação humanitária. Realizamos Campanha porta a porta nos bairros Castelo Branco e Vila Virgínia e também fixamos mais de 40 postos de arrecadações. Foram necessárias muitas pessoas para arrecadarem, carregarem e separarem os donativos e após transportá-los até o RJ.
Enfim da União e Solidariedade de nossa gente realizamos um belo trabalho e com isso contribuímos para amenizar o sofrimento de nossos Irmãos Cariocas.
Destaco a participação de alguns segmentos: Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, ACI, OAB, Câmara Municipal, Bombeiros, Aeroclube de Ribeirão Preto, Cooperativa Mãos Dadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Maçonaria, Demolays, Escoteiros, dupla sertaneja João Bosco e Vinícius, Viação Cometa e Rápido Ribeirão, RS Transportes, Aviação Passaredo e Web Jet, Ribeirão Jovem, Secretaria de Assistência Social, Banco de Alimentos, Fundo Social de Solidariedade, Secretaria da Cultura, além das demais Secretarias Municipais.
Em especial destaco o apoio e empenho pessoal da Prefeita Dárcy Vera, que idealizou a Campanha e disponibilizou todos os meios para o êxito dessa missão humanitária.
A todos que colaboraram meu muito obrigado!!! Vocês são especiais.
André Tavares
Superintendente GCM-RP
Coordenador da Defesa Civil-RP
Abaixo seguem imagens de alguns momento da campanha. Clique sobre a foto para vê-la ampliada.

GCM´s e Demolays: descarregamento de donativos no Banco de alimentos

GCM´s, Escoteiros e Demolays carregando donativos na Base GCM

Donativos arrecadados

GCM´s e Demolays

Voluntários descarregando + 1 caminhão de donativos

GCM´s descarregando caminhão de água

GCM´s trabalhando na separação de donativos na Base GCM

GCM´s, Ribeirão Jovem e voluntáros da Maçonaria (+ 1 caminhão de donativos)

Caminhão da RS Transportadora que levou várias toneladas de donativos às vítimas das chuvas no RJ. Parabéns parceiro!!!

GCM´s, Ribeirão Jovem e Voluntários carregando donativos arrecadados pelas Lojas Maçonicas

Viaturas GCM´s retornando da Campanha no Castelo Branco

GCM´s, Demolays, Escoteiros e demais voluntários na Campanha realizada na Vila Virgínia

GCM´s, Ribeirão Jovem e Voluntários na Campanha realizada no Castelo Branco
Amigos do Ribeirão Jovem. Grandes Parceiros!!!

Caminhão da Dupla João Bosco e Vinícius que levou toneladas de donativos para o RJ. Valeu parceiros, bela demonstração de responsabilidade social e solidariedade.
Donativos arrecadados